“Princesa come de boca fechada”: reflexões foucaultianas sobre as práticas alimentares na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p95-114Keywords:
Educação Infantil. Alimentação. Relações de poder.Abstract
O objetivo do artigo é problematizar aspectos relacionados à alimentação infantil das crianças com atenção para as relações estabelecidas. Parte do pressuposto de que a alimentação carrega consigo uma gama de valores culturais, sociais, afetivos e comportamentais construídos historicamente que quando vividos institucionalmente pelas crianças pequenas produzem impactos na constituição de suas subjetividades. Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, com coleta de dados em uma instituição pública de Educação Infantil de uma cidade de médio porte da região centro-sul do Paraná, por meio de observações e fotografias. A reflexão, ancorada na perspectiva foucaultiana, nos ajudou a compreender que a alimentação está impregnada pela dinâmica do controle dos corpos infantis por meio de relações de dominação que desconsideram o respeito devido às crianças pequenas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).