Inclusão escolar de crianças com TEA: contribuições da Sociologia da Infância

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p423-445

Keywords:

Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, Sociologia da Infância

Abstract

A inclusão de crianças com TEA no ensino regular ainda é uma prática desafiadora e complexa que necessita de pesquisas de diferentes áreas para a garantia de direitos voltados a uma educação de qualidade e justiça social. O presente estudo pretende contribuir com esse debate, trazendo aportes teóricos da Sociologia da Infância relacionados ao tema. Essa perspectiva problematiza a legitimidade do paradigma da infância como uma fase natural e a criança como ser passivo em sua trajetória de desenvolvimento. Essa abordagem também critica a representação da criança com deficiência como mais fortemente dominada pela representação da deficiência do que pela representação da criança como criança, e incentiva que as crianças sejam tratadas como co-autoras nas pesquisas sobre elas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabiana Schondorfer Braz, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco; Pós-Graduada em Neuropedagogia pela Faculdade FAFIRE; Mestre em Educação,Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco.

Emmanuelle Christine Chaves, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e mestrado e doutorado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (2004 e 2010). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento atípico, autismo, sistemas dinâmicos, Educação Inclusiva e processo de aprendizagem. Apresenta experiência em Psicologia Escolar, atuando em diferentes níveis de ensino (Educação Infantil, 9o ano do Ensino Fundamental e 1o ano do Ensino Médio). Iniciou sua prática como docente no ensino superior em (2003) e atua, desde 2013, como professora Adjunta da área III do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

Patrícia Maria Uchôa Simões, Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)

Patrícia Maria Uchôa Simões é doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Analista em C&T Senior da Fundação Joaquim Nabuco, docente e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades da UFRPE/FUNDAJ. Vem desenvolvendo pesquisas sobre as temáticas Infâncias e Educação Infantil. Coordena um projeto de pesquisa de avaliação do Proinfância no Nordeste. Também coordena o Grupo de Pesquisa Infância e Educação na Contemporaneidade: reflexões interdisciplinares - GPIEDUC. Tem publicações em livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados. Vem participando dos eventos científicos nacionais e internacionais nas áreas da Educação e Psicologia com a apresentação de trabalhos e a publicação em Anais. Também participou da organização de eventos nacionais e regionais, sendo também parecerista e avaliadora de trabalhos. Participou como parecerista ad-hoc da Revista Psico-USF, Revista Em Aberto e da Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia. Foi membro do Conselho Editorial da Editora Massangana durante os anos de 2015 e 2016. Atualmente, faz parte do corpo editorial da Revista Cadernos de Estudos Sociais. Orientou 4 trabalhos de dissertação já defendidos e mais de 30 projetos de iniciação científica já concluídos. Foi coordenadora do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da FUNDAJ no período de 2004 a 2009. É membro da Associação Nacional de Pós-Grauação e Pesquisa em Educação, Associação Nacional de Pós-Grauação e Pesquisa em Psicologia e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Teve experiências em comissões de avaliação e planejamento em projetos e pesquisas. Participa do Fórum em Defesa da Educação Infantil de Pernambuco e da Rede Estadual da Primeira Infância em Pernambuco.

Published

2020-12-30

How to Cite

BRAZ, Fabiana Schondorfer; CHAVES, Emmanuelle Christine; SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa. Inclusão escolar de crianças com TEA: contribuições da Sociologia da Infância. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 423–445, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p423-445. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9648. Acesso em: 21 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.