Práticas de História e Cultura Afro-brasileira e Africana em escolas públicas do Acre
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp408-430Palabras clave:
Racismo e educação. Currículo e relações raciais. Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.Resumen
Esse trabalho originou-se de uma pesquisa que indagava como as escolas da rede pública de Rio Branco-AC têm incluído o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (EHCAA) em suas práticas. O estudo utilizou-se da abordagem qualitativa e teve como técnicas a pesquisa documental e a realização de grupos focais com professores e gestores de quatro escolas. Os resultados evidenciaram como as escolas se posicionam em relação ao EHCAA, e demonstraram o empenho de muitos desses agentes em cumprir as determinações, por mais que isto, às vezes, ocorra de forma pouco sistematizada ou que expresse a leitura pessoal que fazem sobre o EHCAA. Usando argumentos como o de que esse era “um trabalho que a escola já fazia”, alguns dos colaboradores da pesquisa consideram que não seria necessário se instituir a Lei 10.639. Daí porque suas práticas com relação ao ensino da História da África e dos Afro-Brasileiros pouco se modificaram a partir da instituição da Lei e com as orientações oriundas das suas Diretrizes.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).