Práticas de História e Cultura Afro-brasileira e Africana em escolas públicas do Acre

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp408-430

Palabras clave:

Racismo e educação. Currículo e relações raciais. Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

Resumen

Esse trabalho originou-se de uma pesquisa que indagava como as escolas da rede pública de Rio Branco-AC têm incluído o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (EHCAA) em suas práticas. O estudo utilizou-se da abordagem qualitativa e teve como técnicas a pesquisa documental e a realização de grupos focais com professores e gestores de quatro escolas. Os resultados evidenciaram como as escolas se posicionam em relação ao EHCAA, e demonstraram o empenho de muitos desses agentes em cumprir as determinações, por mais que isto, às vezes, ocorra de forma pouco sistematizada ou que expresse a leitura pessoal que fazem sobre o EHCAA. Usando argumentos como o de que esse era “um trabalho que a escola já fazia”, alguns dos colaboradores da pesquisa consideram que não seria necessário se instituir a Lei 10.639. Daí porque suas práticas com relação ao ensino da História da África e dos Afro-Brasileiros pouco se modificaram a partir da instituição da Lei e com as orientações oriundas das suas Diretrizes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andrio Alves Gatinho, Universidade Federal do Acre (UFAC) Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor da Universidade Federal do Pará (exercício provisório) exercendo atividade de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de Licenciatura desta IFES. Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC). Doutor em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Pesquisador de Políticas Educacionais, Curriculares e de Ações Afirmativas (Relações Étnico-Raciais e Educação). Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Desigualdades ? LEPED. Tem experiência na coordenação, elaboração e assessoramento de projetos pedagógicos de educação dos diversos níveis e modalidades da educação. Avaliador de Cursos de Graduação (INEP/MEC). Desenvolve atividades de pesquisa, ensino, orientação e assessoria/consultoria nos seguintes temas: Educação e Desigualdades; Políticas Educacionais; Currículo; Políticas e Práticas Curriculares; Formação de Professores para a Educação Básica; Educação das Relações Étnico­-raciais. 

Publicado

2020-12-10

Cómo citar

GATINHO, Andrio Alves. Práticas de História e Cultura Afro-brasileira e Africana em escolas públicas do Acre. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 408–430, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp408-430. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10109. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.