Programa institucional de internacionalização (PrInt): análises frente a uma pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p77-94

Palabras clave:

Internacionalização da Educação Superior. Mobilidade. Fronteiras.

Resumen

Esta pesquisa é resultado dos estudos de pós-doutoramento em educação e buscou analisar os impactos gerados no PrInt, observando as tensões e os dilemas que o avanço do corona vírus provocou no cenário nacional e internacional. Cerca de 190 países em todo o mundo tiveram que fechar suas universidades para impedir a propagação do coronavírus. A internacionalização da Educação Superior é um dos grandes desafios postos as políticas públicas que buscam dialogar nesta realidade pandêmica, isto porque estava em ascensão em nível nacional e mundial. O procedimento metodológico teve cunho exploratório com abordagem de análise dos dados crítica. Para suprir a internacionalização via mobilidade que foi minimizada, se aponta como direção, a internacionalização at home. A ênfase é no trabalho colaborativo potencializando a internacionalização no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Egeslaine de Nez, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Pós-Doutora e Bolsista PNPD da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA). 

Líder do Grupo de Pesquisa sobre Universidade (GEU/Unemat/UFMT)

 

Marilia Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Professora Titular – College of Education Graduate Program PPGEdu-
FACED- PUCRS
Coord. Higher Education Studies Center – CEES/PUCRS
Research 1A CNPq

 

 

Publicado

2020-08-18

Cómo citar

NEZ, Egeslaine de; MOROSINI, Marilia Costa. Programa institucional de internacionalização (PrInt): análises frente a uma pandemia. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 77–94, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p77-94. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10397. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 87 88 89 90 91 92 93 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.