Afetividade e cognição na teoria histórico-cultural

uma revisão sistemática

Autores/as

  • Aline Harumi Sasaki Universidade Estadual de Maringá
  • Marta Sueli de Faria Sforni Universidade Estadual de Maringá
  • Cleder Mariano Belieri Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p75-94

Palabras clave:

Unidade afetivo-cognitiva, Educação escolar, Revisão sistemática

Resumen

A educação escolar tem entre suas funções promover o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Todavia, na Teoria Histórico-Cultural, afetos, emoções, sentimentos e pensamentos não são tratados de modo isolado, já que se entende a atividade humana como unidade afetivo-cognitiva. Neste artigo, são apresentadas pesquisas que, fundamentadas nesse referencial teórico, abordam a afetividade e a cognição, destacando aquelas que se aproximam do campo educacional. Por meio desse levantamento de pesquisas identificam-se produções que oferecem elementos para se pensar a unidade afetivo-cognitiva na atividade de estudo, envolvendo os processos de ensino e aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Aline Harumi Sasaki, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Educação pela UEM e membro do GEPAE-UEM - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade de Ensino.

Marta Sueli de Faria Sforni, Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutora em Educação pela Unicamp, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM); coordenadora do GEPAE-UEM - Grupo de Estudos e Pesquisa s sobre Atividade de Ensino.

Cleder Mariano Belieri, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação pela UEM, mestre em Educação pela UEM e membro do GEPAE-UEM - Grupo de Estudos e Pesquisa s sobre Atividade de Ensino

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Publicado

2021-08-31

Cómo citar

SASAKI, Aline Harumi; SFORNI, Marta Sueli de Faria; BELIERI, Cleder Mariano. Afetividade e cognição na teoria histórico-cultural: uma revisão sistemática. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 75–94, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p75-94. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10498. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

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Artigos

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