Programa Vale Universidade Indígena (PVUI) na UEMS
acesso e permanência
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p194-218Palabras clave:
Educação Superior, Políticas de ações afirmativas, Programa Vale Universidade Indígena, UEMSResumen
A pesquisa sobre o Programa Vale Universidade Indígena (PVUI) objetivou analisar a igualdade de condições para acesso e permanência dos estudantes indígenas à educação superior no estado, no período de 2009 a 2018. Para tanto, procedeu-se à revisão de literatura, levantamento e análise de documentos da Superintendência de Projetos Especiais (SUPROES), bem como, leis, decretos e resoluções que regulamentam o PVUI e a política de cotas para a educação superior. Observou-se que a desigualdade de condições é determinada pela própria legislação e há baixa permanência. Dos 495 beneficiados pelo programa, apenas 16% concluíram seus estudos. Conclui-se que o programa não oferece igualdade de condições para acesso aos estudantes indígenas.
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