Percepções discentes sobre aulas remotas em tempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p927-942

Palabras clave:

Ensino Remoto, Percepção discente, Ensino Fundamental

Resumen

O ensino remoto foi fundamental para assegurar a continuidade dos estudos no ano de 2020. O presente artigo tem por objetivo refletir acerca das percepções dos estudantes matriculados nas séries finais do ensino fundamental sobre essa modalidade de ensino. A partir de uma metodologia qualitativa que teve como instrumento de coleta de dados, questionários semiestruturados, foram recolhidas respostas de 36 discentes. Os resultados apontados nos levam à seguinte conclusão: conhecer as necessidades dos estudantes, bem como as suas percepções do ensino que lhes estava sendo proporcionado, foi uma tarefa fundamental para a elaboração de estratégias por parte da escola que visassem contemplar necessidades, dirimindo assim, os prejuízos provocados pelo fechamento das escolas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Larissa Cavalcanti de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

Assistente social da rede municipal de João Pessoa-PB, Doutoranda em educação pela UFPB.

Ércules Laurentino Diniz, Universidade Federal da Paraíba

Professor da rede estadual da Paraíba. Doutorando em educação pela UFPB.

Edineide Jezini Mesquita Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Pós-doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa/PT (CAPES/FCT), com instância acadêmica na Universidade de Valência (Espanha, 2011). Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba como atuação no ensino, pesquisa e extensão, na Graduação e Pós-graduação. 

Maria Das Gracas De Almeida Baptista, Universidade Federal da Paraíba

Possui Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB) e Psicóloga e Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Publicado

2021-06-26

Cómo citar

DE ALBUQUERQUE, Larissa Cavalcanti; DINIZ, Ércules Laurentino; ARAÚJO, Edineide Jezini Mesquita; BAPTISTA, Maria Das Gracas De Almeida. Percepções discentes sobre aulas remotas em tempos de pandemia. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 927–942, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p927-942. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11739. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Múltiplas Perspectivas e Experiências no Ensino Remoto"

Artículos similares

<< < 60 61 62 63 64 65 66 67 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.