Relação entre teoria e prática pedagógica

dilema antigo e ainda presente na formação de professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp380-391

Palabras clave:

Formação de professores, Relação teoria e prática, Prática pedagógica

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns aspectos que atravessam a relação teoria e prática, na formação de professores, dilema antigo e ainda presente nesse contexto. Trata-se de um estudo teórico, com base nos seguintes referenciais:  sobre formação de professores (GATTI, 2000; 2013; 2014; 2017; 2019; PIMENTA, 1999; 2001, NÓVOA 1992; 1995; 2009) e prática pedagógica (LIBÂNEO, 2005; TARDIFF, 2002; CRUSOÉ, 2014;  ALARCÃO, 2001).Os resultados apontaram para uma formação que deve considerar: a) a retroalimentação entre o campo acadêmico e profissional; b) as subjetividades, crenças e valores que atravessam a prática escolar e que interferem na conduta pedagógica do profissional professor; c) as identidades forjadas no campo da formação e da prática pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isamary Roberta Ferreira Cézar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), é especialista em Psicopedagogia, Institucional, Clínica e Hospitalar. Atualmente trabalha como Coordenadora Pedagógica Geral da Educação Báisca e professora substituta do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), nos cursos de ensino superior. Estuda prática pedagógica nos anos finais do ensino fundamental. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Curriculares (GEPPCE) e o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde (GEPEECS).

Nilma Margarida de Castro Crusoé, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professora Titular, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia. Doutora em educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra, PT. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Praticas Curriculares e Educativas (GEPPCE), CNPq. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Prática pedagógica; Prática educativa; Fenomenologia das Relações Sociais

Citas

ALARCÃO, Isabel. A escola reflexiva. In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BOAVIDA, João; AMADO, João. Ciências da educação: epistemologia, identidade e perspectivas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 22 de dezembro de 2017.

CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. Prática interdisciplinar na escola fundamental: sentidos atribuídos pelas professoras. Curitiba, PR:CRV, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, 7ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 115-117. (Coleção Leitura).

GATTI, Bernadete A. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2000. (Coleção Formação de Professores).

GATTI, Bernadete A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista. Curitiba, n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n50/n50a05.pdf

GATTI, Bernadete A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100. p. 33-46, dez./ jan./fev. 2013/2014. Disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164.

GATTI, Bernadete A. Didática e formação de professores: provocações. Cadernos de Pesquisa v.47 n.166 p.1150-1164 out./dez. 2017. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1150.pdf

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRE, Marli Elisa Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. [S.l: s.n.], 2019.

LIBÂNEO, J.C. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortêz, 2005.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Escola e desenvolvimento profissional da docência. In: GATTI, Bernadete Angelina et al. (Org.). Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Editora da UNESP, 2013. p. 23-54.

NÓVOA, Antonio. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In. Os professores e a sua formação. In: NÒVOA, Antonio (org.) 2. ed. Portugal: Publicações Dom Quixote, 1995.

NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. NÒVOA, Antonio. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. Disponível: http://www.slideshare.net/mzylb/antonio-novoa-novo-livro.

OLIVEIRA Dalila A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004 1127 Disponível em https://www.cedes.unicamp.br/

OLIVEIRA Dalila A. A nova regulação de forças no interior da escola: carreira, formação e avaliação docente. In: RBPAE, v. 27, n.1, p. 25-38, jan/abr.2011.

PIMENTA, Selma. G. Formação de professores: identidades e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, Selma. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SILVA JÚNIOR, C. A. Construção de um espaço público de formação. In: SILVA JÚNIOR, C. A.; GATTI, B. A.; MIZUKAMI, M. G. N.; PAGOTTO, M. D. S.; SPAZZIANI, M. L. (Org.). Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2015. p. 133-148.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

CÉZAR, Isamary Roberta Ferreira; CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. Relação entre teoria e prática pedagógica: dilema antigo e ainda presente na formação de professores. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 380–391, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp380-391. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12057. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.