Educação das relações étnico-raciais na formação docente

o curso de pedagogia da UFC em foco

Autores/as

  • Bárbara Rainara Maia Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Silvia Helena Vieira Cruz Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp492-516

Palabras clave:

Formação docente, Relações étnico-raciais, Educação Infantil

Resumen

Neste artigo, partilhamos alguns resultados de uma pesquisa que analisou as contribuições do curso de Pedagogia quanto ao tema das relações étnico-raciais na formação inicial de pedagogos/as para a docência na Educação Infantil, a partir da perspectiva de docentes, discentes e egressos/as da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED – UFC). A pesquisa qualitativa utilizou questionários e entrevistas semiestruturadas. Os depoimentos indicam que o atual currículo acentua a dimensão cognitiva e racional da formação e deixa lacunas em relação às especificidades da Educação Infantil, inclusive ao tema enfocado. É urgente, portanto, que a formação contemple os/as estudantes em sua integralidade e promova maior articulação entre Educação Infantil e relações étnico-raciais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bárbara Rainara Maia Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Núcleo de Educação da Infância - NEI CAp/UFRN.

Silvia Helena Vieira Cruz, Universidade Federal do Ceará

Professora titular da Universidade Federal do Ceará.

Citas

ALMEIDA, Silvio de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

BEDANI, Vanessa Mantovani. O curso de pedagogia e a diversidade étnico-racial: trilhando caminhos. 2006. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2471/2166.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 21 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 242, p. 18, 18 dez. 2009. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=18&data=18/12/2009. Acesso em: 22 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 11, 16 maio 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 22 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior […] e para a formação continuada. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 8-12, 2 jul. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 22 dez. 2020.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 1998. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Silêncio e cor: relações raciais e a formação de professoras no estado do Pará (1970-1989). In: REUNIÃO DA ANPED, 30., 2007, Belém. Anais [...]. Belém: ANPED, 2007. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT21-2998--Int.pdf. Acesso em: 21 out. 2021.

DIAS, Lucimar Rosa. No fio do horizonte: educadoras da primeira infância e o combate ao racismo. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

FORMOSINHO, João. Formação de professores aprendizagem profissional e ação docente. Portugal: Porto Editora, 2009.

GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: Unesco, 2009.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: HENRIQUES, Ricardo (org.). Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº. 10.639/03. ed. Brasília, DF: SECAD/MEC, 2005. p. 39-62.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. [S. l.]: COBOGO, 2019.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Encontros e desencontros na formação dos profissionais de educação infantil. In: MACHADO, Maria Lucia de A (org.). Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2011. p. 107-115.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Pedagogia e a formação de professores (as) de Educação Infantil. Pro-posições, Campinas, v. 16, n. 3, set./dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/download/8643684/11200. Acesso em: 19 dez. 2020.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2011.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

RODRIGUES, Ana Paula Cordeiro Marques. Formação inicial de professores para a docência com bebês: o caso do Curso de Pedagogia da FACED-UFC. 2018. 190 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/36662/1/2018_dis_%20apcmrodrigues.pdf. Acesso em: 21 dez. 2020.

SOUZA, Márcia Anacleto da. Por uma educação antirracista desde a creche! In: TELES, Maria Amélia de Almeida; SANTIAGO, Flávio; FARIA, Ana Lúcia Goulart de (org.). Por que a creche é uma luta das mulheres?: inquietações feministas já demonstram que as crianças pequenas são de responsabilidade de toda a sociedade! São Carlos: Pedro & João, 2018. p. 91-116. Disponível em: https://ebookspedroejoaoeditores.files.wordpress.com/2019/03/crechefinalebook.pdf. Acesso em: 21 dez. 2020.

STAKE, Robert. E. A arte da investigação com estudos de caso. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2016.

TRINDADE, Azoilda Loretto. Valores civilizatórios e a educação infantil: uma contribuição Afro-brasileira. In: BRANDÃO, Ana Paula; TRINDADE, Azoilda Loretto da (org.). Modos de brincar: caderno de atividades, saberes e fazeres. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010. p. 11-15.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança: com introdução de Émile Jalley. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado

2022-06-10

Cómo citar

SILVA, Bárbara Rainara Maia; CRUZ, Silvia Helena Vieira. Educação das relações étnico-raciais na formação docente: o curso de pedagogia da UFC em foco. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 492–516, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp492-516. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12666. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s)

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.