Fabulações curriculares

tessituras entre decolonialidades e a infância como lugar de infinitos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp176-189

Palabras clave:

Descolonização, Infância, Currículo, Literatura

Resumen

O potencial inventivo, no pensamento de Gilles Deleuze, reside no entrelaçamento das artes, da ciência e da filosofia para criação de conceitos. Os conceitos são, por sua vez, as ferramentas do filósofo para resolver problemas. Neste artigo, nosso objetivo é operar em singularidades conceituais para discutir concepções de infância a partir do paradigma descolonizador, refutando a gramática pedagógica colonizadora. Para tanto, articulamos elementos das artes, através de experimentações literárias - rizomaticamente - com as ferramentas conceituais da ciência e da filosofia, para pautar a construção de uma tessitura de infância que possa habitar o plano de imanência do infinito. Nesse contexto, questionamos a fabulação de um currículo da infância que abarque seu infinito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Olivia Pires Coelho, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Estudante de Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas na linha Linguagem e Arte em Educação (UNICAMP), Integrante do PHALA -Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturaise do CLIQUE -Grupo de Pesquisa em Linguagens, Currículo e Cotidiano de crianças pequenas e bebêsna Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Bolsista CAPES-DS.

Fabiana Oliveira Canavieira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professora do Departamento de Educação I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas emDiversidades Socioculturais–GEPEDISC –Culturas Infantis do Programa de Pós-graduação da UNICAMP e do CLIQUE -Grupo de Pesquisa em Linguagens, Currículo e Cotidiano de crianças pequenas e bebês; Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão -FAPEMA.

Citas

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BRASIL, CNE, Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer 20/09, aprovado em 11 de novembro de 2009. Brasília: CNE/CEB, 2009.

CANAVIEIRA, Fabiana O. “O fim quem dá são as crianças, e, às vezes, não tem fim”: concepções e práticas democráticas na Educação Infantil. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação – UFRGS: Porto Alegre, 2019.

CASTELLO, José. Apresentação: A palavra e a semente. In: COUTO, Mia. Poemas Escolhidos. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 11 – 22.

COUTO, Mia. Poemas Escolhidos. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

GOBBATO, Carolina. BARBOSA, Mª Carmen S. A artesania o diálogo e a cooperação: uma perspectiva para a didática na Educação Infantil. Poésis. Unisul: Tubarão, v.13, n.24, p. 350 – 365, Jul/Dez 2019.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

LIEBEL, Manfred. Children Without Childhood? Against the Postcolonial Capture of Childhoods in the Global South. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/306081304 Acesso em 08 de out. de 2020.

MANKELL, HENNING. Comédia Infantil. São Paulo: Marco Zero, 1998.

MIGNOLO, Walter D. Epistemic Disobedience, Independent Thought and De-Colonial Freedom. Theory, Culture & Society 2009 (SAGE, Los Angeles, London, New Delhi, and Singapore), Vol. 26(7–8): 1–23

OLIVEIRA, L. C. C. Deleuze e a literatura: o devir pelas linhas da escrita. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. 2010.

PELLEJERO, Eduardo. A postulação da realidade. Lisboa: Edições Vendaval, 2009. 197 p.

RODRIGUES, Kamila Katarzyna Krakowska. Na demanda da ideia de nação: as viagens pós-coloniais em Mário de Andrade e Mia Couto. Tese de Doutoramento. Faculdade de Letras: Universidade de Coimbra - Lisboa (Portugal), 2014.

SANTOS, Boaventura Sousa dos. A difícil democracia: reinventar as esquerdas. São Paulo: Boitempo. 2016

SANTOS, Boaventura Sousa dos. (et al.) Epistemologías del sur - Epistemologias do Sul. coordinación general de Maria Paula Meneses; Karina Andrea Bidaseca . 1ª ed . Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO; Coímbra: Centro de Estudos Sociais - CES, 2018. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20181124092336/Epistemologias_del_sur_2018.pdf Acesso em 09 de out. 2020.

VIRURU, Radhika. The impact of postcolonial theory on early childhood education. Journal of Education, No. 35, 2005.

WALSH, C. Interculturalidad y (de) colonialidad: perspectivas críticas e políticas. in: congresso da association pour la recherche interculturele (aric) 2009. Florianópolis, UFSC. Anais eletrônicos. acesso em: jan. 2017.

Publicado

2022-06-10

Cómo citar

COELHO, Olivia Pires; CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira. Fabulações curriculares: tessituras entre decolonialidades e a infância como lugar de infinitos. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 176–189, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp176-189. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12678. Acesso em: 12 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s)

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.