Literatura e docência com bebês e crianças pequenas

lendo e amando como infância

Autores/as

  • Sandra Regina Simonis Richter Universidade de santa Cruz do Sul (Unisc)
  • Inara Moraes dos Santos Educação Infantil na rede privada de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp400-420

Palabras clave:

Leitura literária, Vocalização, Educação infantil, Imaginação Poética

Resumen

Para abordar o gesto pedagógico das palavras na convivência entre adultos, bebês e crianças pequenas na escola de educação infantil o ensaio parte de uma experiência de leitura literária em voz alta com um grupo de professoras do sistema municipal de educação no interior do Rio Grande do Sul. O objetivo é afirmar a potência da vocalidade no encontro com a palavra viva na formação pedagógica para destacar as experiências estésica e poética que escapam à ordem das análises ao dizerem do corpo linguageiro que vive e sente o mundo, com suas ressonâncias e repercussões imagéticas. As fenomenologias de Gaston Bachelard e Paul Zumthor sustentam a opção metodológica pela escrita ensaística para reter o vivido a partir da memória escrita dos encontros entre leitura literária e professoras de crianças pequenas. A experiência de leitura literária em voz alta na formação docente contribui para refletir a relevância educacional de promover a imaginação como um valor na escola de educação infantil na qual a docência assume ser provocadora da ação de imaginar com palavras e com imagens literárias ao favorecer ambientes lúdicos de escuta de devaneios e banhados em linguagem às crianças.

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Biografía del autor/a

Sandra Regina Simonis Richter, Universidade de santa Cruz do Sul (Unisc)

Doutora em Educação, professora adjunta e pesquisadora do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISC, líder do grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem (UNISC), pesquisadora do Grupo Peabiru: Educação Ameríndia e Interculturalidade (UFRGS/UNISC).

 

ORCID https://orcid.org/0000-0002-7902-5918

ID Lattes http://lattes.cnpq.br/8984188058707610

 

 

Inara Moraes dos Santos , Educação Infantil na rede privada de Porto Alegre

Inara Moraes dos Santos, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Bacharel em Comunicação Social - UNISC. Mestra em Educação- UNISC. Especialista em Educação Infantil - Universidade do Vale do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Escritora de livros para crianças, pesquisadora do grupo Estudos Poéticos: Educação e Linguagem UNISC/CNPq. 

ID Lattes: 4471810566898063

 

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Publicado

2022-06-10

Cómo citar

RICHTER, Sandra Regina Simonis; SANTOS , Inara Moraes dos. Literatura e docência com bebês e crianças pequenas: lendo e amando como infância. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 400–420, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp400-420. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12800. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s)

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