Situação juvenil no contexto da educação em tempos de pandemia

Autores/as

  • Tarcisio Augusto Alves da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO http://orcid.org/0000-0003-2956-3512
  • Lucas Péricles de França Pereira Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Bárbara Santos Sarinho Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p401-422

Palabras clave:

Juventude, Pandemia, Educação

Resumen

O ato de estudar durante a pandemia mostrou maiores e menores contrastes, a depender da classe social, do gênero, da cor e da localidade onde o jovem reside. Neste trabalho, procuramos apresentar os resultados de uma investigação com estudantes de Ensino médio. Do ponto de vista metodológico, aplicamos um questionário misto, on-line, a uma amostra não probabilística de 394 jovens, além da realização de 09 entrevistas semiestruturadas. Os resultados traduzem a realidade do ensino remoto e os desafios, e estratégias estabelecidas para estudar durante a pandemia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Péricles de França Pereira, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Estudante do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Programa de Iniciação Científica(Pibic)/UFRPE

Bárbara Santos Sarinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Estudante do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIC)/UFRPE

Citas

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

BRAGA, Daniel Santos; PEREIRA, Isabella Adriane Martins. Tudo como dantes? Reflexos da pandemia de Covid-19 sobre graduandos da Educação a Distância. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 8, n. 1, p. 1-25, 2021.

BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. “Denúncias registradas pelo Ligue 180 aumentam nos quatro primeiros meses de 2020”. Disponível em: https://bit.ly/3wVgugn Acesso em:16 mar 2021.

CARMO, Renato Miguel do; TAVARES, Inês; CÂNDIDO, Ana Filipa. Um olhar sociológico sobre a crise Covid-19 em livro. 2020.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3kDliod Acesso em: 01 ago 2020.

CONJUVE - Conselho Nacional de Juventude –. Pesquisa Juventude e a Pandemia do Coronavírus. Junho/2020 Disponível em: https://www.juventudeseapandemia.com/. Acesso em: 19 jul 2020.

DATAFOLHA Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias. Terceira onda, São Paulo: 7 a 15 de julho de 2020. Disponível em: https://bit.ly/36OQmZU Acesso em 25 set. 2020.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Sintepe contabiliza 480 casos de Covid-19 em 122 escolas visitadas. Notícia local. Educação, 26 de março de 2021. Disponível em:https://bit.ly/35v2nDl Acesso em 17 de junho de 2021.

FERREIRA, Silvio C.; COTA, Wesley; COSTA, Guilherme S. Modelagem matemática da disseminação geográfica da COVID-19. Predição, estratégias de mitigação, supressão e distribuição de recursos. Disponível em: https://covidbr.github.io/ Acesso em 17 de junho de 2021.

GALINDO, Eryka et al. Efeitos da pandemia na alimentação e na situação da segurança alimentar no Brasil. 2021.

GONZALEZ, S; GARDINER, D; BAUSCH, J; DANISH, M; MOITRA, E & YAN, L. Youth and COVID-19: impacts on jobs, education, rights and mental well-being: survey report 2020, ILO, Geneva, Disponível em: https://bit.ly/3xVotLP Acesso em 25 set 2020.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; COSTA, José Wilson da; SANTOS, Ademir José dos. A exclusão digital: O reflexo da desigualdade social no Brasil. Nuances: estudos sobre Educação, v. 24, n. 2, p. 68-85, 2013.

GROPPO, Luís Antonio. Introdução à Sociologia da Juventude. Jundiaí: Paco editorial, 2017.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: educação. Rio de Janeiro, 2020.

LUZ, L. C.X..; FEFFERMANN, M.; ABRAMOVAY, M.; WEISHEIMER, N.; FERREIRA, M.; VERÔNICA CAVALCANTE, F.; DA SILVA, A. P.; CRISTINA LOPES, I. Os jovens brasileiros em tempos de covid-19. Princípios, v. 40, n. 160, p. 177 - 207, 16 jan. 2021. Disponível em:https://cutt.ly/cU5QACu Acessado em 14 fevereiro de 2021.

MADEIRA, L. M. ; FURTADO, Bernando A. ; DILL, A. R. . Vida: A Simulation Model of Domestic Violence in Times of Social Distancing. Jasss-the journal of artificial societies and social simulation, v. 24, p. 1-15, 2021.

MALINOWSKI, Bronislaw. “Objeto, método e alcance desta pesquisa”. In: GUIMARÃES, Alba Zaluar. Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro, Livraria Francisco Alves Editora S.A, 1975.

MINAYO, MCS. A condição juvenil no século XXI. In: MINAYO, MCS., ASSIS, SG., and NJAINE, K., orgs. Amor e violência: um paradoxo das relações de namoro e do ‘ficar’ entre jovens brasileiros [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2011, pp. 17-43

PATTO, Maria Helena Souza. O ensino a distância e a falência da educação. Educação e pesquisa, v. 39, p. 303-318, 2013.

SIMMEL, Georg. Questões Fundamentais da Sociologia: indivíduo e sociedade. Trad. Pedro Caldas, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Ed, 2006.

SILVA, Tarcísio A. A. da. A aspiração antissociológica do combate ao covid-19: o isolamento social. Folha de Pernambuco. Recife, Opinião, 22 de maio de 2020a.

SILVA, Tarcísio A. A. da. Juventudes, educação e pandemia. Diário de Pernambuco. Recife, 27 de agosto de 2020. Opinião. Disponível em: https://bit.ly/3iC1XRu Acesso em 26 set. 2020b.

TONIOL, Rodrigo. Boletim n. 1 - Cientistas Sociais e o coronavírus. 22 de março de 2020. Disponível em: https://bit.ly/3rrNPOT Acesso em 19 de janeiro de 2021.

WEISHEIMER, Nilson. As juventudes e seus diferentes sujeitos: trajetórias de estudos e categorias teórico-operacionais. In: SILVA, Tarcísio A. A da. (Org.). As juventudes e seus diferentes sujeitos. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2017.

Publicado

2022-12-23

Cómo citar

SILVA, Tarcisio Augusto Alves da; PEREIRA, Lucas Péricles de França; SARINHO, Bárbara Santos. Situação juvenil no contexto da educação em tempos de pandemia. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 401–422, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p401-422. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13374. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.