Práctica docente en Posgrado
reflexiones sobre la formación
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-21.e14838Palabras clave:
Prácticas docentes, Acción Docente, PosgraduaciónResumen
El artículo tiene como objetivo discutir el proceso de Pasantía Docente, como parte integral de la formación del estudiante de posgrado, que permite el contacto directo con los elementos que constituyen la acción docente. ¿Se busca responder cuál es el aporte de la pasantía docente en la formación docente en el contexto de los estudios de posgrado? Basado en una investigación cualitativa, el estudio se desarrolla con reflexiones y experiencias que contribuyen al proceso de formación docente. Los resultados indican que la Práctica Docente tiene un papel fundamental e indispensable en la formación de los estudiantes de posgrado, ya que permite una aproximación con el contexto del aula, contribuyendo a la formación de sujetos.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, A.; GONÇALVES, T. O.; BANDEIRA, M. C. DOS S. A formação inicial de professores: os impactos do ensino remoto em contexto de pandemia na região Amazônica. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 2, p. 102-123, 6 nov. 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/639. Acesso em 17 set. 2022.
ALVES, A. V. S.; BARBOSA, C. R.; DIB, A. Fundamentos pedagógicos e a formação docente: a experiência do estágio à docência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 63–88, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2016.2186. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2186. Acesso em: 30 ago. 2022.
ALVES, M. G.; RODRIGUES, S. S. Avaliação da aprendizagem na atualidade: possíveis usos do portfólio digital. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1329. Acesso em: 19 set. 2022.
BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BASTOS, A. V. B et al. Réplica 1 - formar docentes: em que medida a Pós-Graduação cumpre esta missão? Revista de Administração Contemporânea [online]. 2011, v. 15, n. 6, p. 1152-1160. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000600011. Acesso em: 30 ago. 2022.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Portaria n° 76 de 14 de abril de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 abr. 2010. Seção 1, p. 31-32.
BRASILEIRO, T. S. A. Tecnologias da informação e da comunicação (TICS) e os desafios para a prática pedagógica na educação superior: limites e possibilidades. In: D’ÁVILA, C. M; VEIGA, I. P. A. (org.). Profissão docente na educação superior. 1 ed. Curitiba, CRV, 2013. p. 123-133.
CARABETTA JÚNIOR, V. A utilização de Mapas Conceituais como recurso didático para a construção e inter-relação de conceitos. Revista Brasileira de Educação Médica. v. 37, n. 3, p. 441-447, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022013000300017. Acesso em: 18 set. 2022.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
GATTI, B. A. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, 2017, p. 721-737. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v17n53/1981-416X-rde-17-53-721.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.
LIMA, G. C. A. de; CÂMARA, I. A. M. P. da. O estágio docente e a formação para a docência na Pós-Graduação: possibilidades com base nas inteligências múltiplas. Revista Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 31, n. 64, 2021, p. 1-13. Disponível em: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14444. Acesso em: 10 set. 2022.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.
MATTAR, J. Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
MERCADO, L. P. L; VIANA, M. A. P. Formação de professores para aprendizagem na internet: o webquest como investigação orientada. In: MERCADO, L. P. L; VIANA, M. A. P. (org.). Projetos utilizando internet: a metodologia Webquest na prática. Maceió: EDUFAL, 2004.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018, p. 35-76.
PIMENTA, S. G. LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, p. 5-24, 2006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542. Acesso em: 08 set. 2022.
UFAL/CEDU. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Educação Física –Licenciatura. Maceió, 2006. Disponível em: https://ufal.br/estudante/graduacao/projetos-pedagogicos/campus-maceio/ppc-educacao-fisica-licanciatura.pdf/view. Acesso em: 20 ago. 2022.
UFAL. Resolução nº 1, de 02 de setembro de 2020: Dispõe sobre o Estágio Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufal. Maceió, 2020. Disponível em: https://cedu.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado-em-educacao/documentos/estagio-docente-1/resolucao-estagio-docente.pdf/view. Acesso em: 25 ago. 2022.
UFAL. Resolução nº. 34/2020-Consuni/Ufal, de 08 de setembro de 2020: Implementa o período letivo excepcional (PLE) para os cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), regulamenta atividades acadêmicas não presenciais (AANPS) durante a pandemia do novo coronavírus (sars-cov-2), e dá outras providências. Disponível em: https://ufal.br/resolucoes/2020/rco-n-34-de-08-09-2020.pdf. Acesso em: 28 ago. 2022.
INÁCIO, A. L. M et al. Estágio em docência na pós-graduação: perspectivas acerca da formação docente. Revista Transmutare, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/10435/7318. Acesso em: 12 set. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Debates em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).