Formación docente y prácticas supervisadas dentro de la residencia pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15210Palabras clave:
Residencia Pedagógica, Formación docente, Prácticas supervisadasResumen
El artículo presenta un análisis de las contribuciones del proyecto piloto Residencia Pedagógica (RP) en la Universidad Federal de Alagoas (UFAL), en la perspectiva de los preceptores participantes. Para esta discusión, se utilizo el análisis del informe parcial del Programa de Residencia Pedagógica (PRP), a partir de cuatro indicadores: cantidad, proceso, formación y calidad. Los datos revelan que, en la evaluación de los preceptores, se destaca el gran potencial de las propuestas de pasantías supervisadas de la RP para la formación docente (inicial y continua).
Descargas
Citas
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 14, de 10 jul. 2020. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 57, 26 out. 2020.
______. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 11, 2015.
_______. Resolução nº 02 CNE/CP, de 1º de julho de 2015. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília: MEC, 2015.
_______, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF, 2017.
_______, Ministério da Educação. Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 01 Mar. 2018. Seção 1, p. 38.
_______. Ministério da Educação, Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação. MEC, SEB, DICEI, 2010.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar¬-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019.
PERRENOUD, Philipp; Mônica Gather Thurler. As competências para ensinar no Século XXI: A formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
_______. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
UFAL. Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Plano de Desenvolvimento Institucional PDI/UFAL2018-2022.
UFAL. Relatório de Avaliação Parcial do PIRP/UFAL, PROGRAD, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Debates em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).