Formação de professores e estágios supervisionados no âmbito da residência pedagógica
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15210Mots-clés :
Residência Pedagógica., Formação de Professores, Estágios SupervisionadosRésumé
O presente artigo apresenta uma análise das contribuições do projeto piloto de Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a partir da ótica dos preceptores participantes. Para esta discussão utilizou-se a análise do relatório parcial do Programa Residência Pedagógica (PRP), a partir de quatro indicadores: de quantidade, de processo, de formação e de qualidade. Os dados revelam que na avaliação dos preceptores há o destaque para o grande potencial das propostas de estágios supervisionados da RP para a formação docente (inicial e continuada).
Téléchargements
Références
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 14, de 10 jul. 2020. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 57, 26 out. 2020.
______. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 11, 2015.
_______. Resolução nº 02 CNE/CP, de 1º de julho de 2015. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília: MEC, 2015.
_______, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF, 2017.
_______, Ministério da Educação. Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 01 Mar. 2018. Seção 1, p. 38.
_______. Ministério da Educação, Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação. MEC, SEB, DICEI, 2010.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar¬-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019.
PERRENOUD, Philipp; Mônica Gather Thurler. As competências para ensinar no Século XXI: A formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
_______. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
UFAL. Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Plano de Desenvolvimento Institucional PDI/UFAL2018-2022.
UFAL. Relatório de Avaliação Parcial do PIRP/UFAL, PROGRAD, 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).