Formação de professores e estágios supervisionados no âmbito da residência pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15210

Palavras-chave:

Residência Pedagógica., Formação de Professores, Estágios Supervisionados

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise das contribuições do projeto piloto de Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a partir da ótica dos preceptores participantes. Para esta discussão utilizou-se a análise do relatório parcial do Programa Residência Pedagógica (PRP), a partir de quatro indicadores: de quantidade, de processo, de formação e de qualidade. Os dados revelam que na avaliação dos preceptores há o destaque para o grande potencial das propostas de estágios supervisionados da RP para a formação docente (inicial e continuada).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 14, de 10 jul. 2020. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 57, 26 out. 2020.

______. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 11, 2015.

_______. Resolução nº 02 CNE/CP, de 1º de julho de 2015. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília: MEC, 2015.

_______, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF, 2017.

_______, Ministério da Educação. Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 01 Mar. 2018. Seção 1, p. 38.

_______. Ministério da Educação, Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação. MEC, SEB, DICEI, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar¬-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2002.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019.

PERRENOUD, Philipp; Mônica Gather Thurler. As competências para ensinar no Século XXI: A formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

_______. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

UFAL. Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Plano de Desenvolvimento Institucional PDI/UFAL2018-2022.

UFAL. Relatório de Avaliação Parcial do PIRP/UFAL, PROGRAD, 2019.

Publicado

2023-05-10

Como Citar

GOMES, Yana Liss Soares; DE ARAÚJO SOUZA, Jordânia. Formação de professores e estágios supervisionados no âmbito da residência pedagógica. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15210, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15210. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15210. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.