EJA y las ideas de CONFINTEAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15857

Palabras clave:

Políticas públicas, Enseñando, Inclusión

Resumen

Este artículo tiene como objetivo narrar la historia de la EJA en Brasil con una mirada a la Educación Física y en diálogo con los ideales de CONFINTEAS. Se utilizó como metodología una encuesta bibliográfica narrativa cualitativa. Repasamos los hitos históricos y legales publicados. Como resultado, presentamos documentos que existen para brindar oportunidades de aprendizaje a quienes han tenido acceso limitado a la educación formal. Concluimos que estamos en un camino lento y accidentado hacia la educación de jóvenes y adultos enfocada en la sustentabilidad humana, tal como la define CONFINTEAS

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Biografía del autor/a

Paulo Henrique Freire Bourdette Ferreira , Universidade Federal Fluminense

Possui Bacharelado e Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá (1997). Mestrado em Ciência da atividade física pela Universidade Salgado de Oliveira (2010). MBA em gestão de negócios pelo IBMEC (2004). Trabalhou como professor pesquisador no Centro de Promoção de Saúde da Petrobras, (2004-2015). Foi Gestor do Clube de futebol Estácio de Sá. Trabalha atualmente com crianças especiais e transtorno da aprendizagem ,se dedicando a docência superior no curso de Pós Graduação em Psicopedagogia na AVM. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Gestão. Atualmente esta realizando Doutoramento no (PGCTIN), Programa de Ciencia Tecnologia e Inclusão e membro do grupo de pesquisa do NEPA(Nucleo de Estudos e Pesquisa em Autismo)da UFF, Universidade Federal Fluminense. Coordenado pela Dr. Diana Negrao .Vem concentrando seus estudos em comparações de respostas motoras no TEA e crianças neurotípicas, com utilização de aplicativos e baterias motoras

Janaina Silva de Souza, Universidade Federal Fluminense

 Diversidade em Inclusão (UFF), Especialista em Leitura e Produção Textual (UFF) e em Gestão Ambiental (UFRJ), Graduada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e formada em Yoga pelo CDY. Sou professora II na Secretaria Municipal de Educação de Niterói, atualmente estou atuando como membro da Coordenação de Educação em Sustentabilidade, Esporte e Saúde (CESESS) da Subsecretaria de Políticas Educacionais Transversais (SSPET) da SME/FME- Niterói. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, em projetos de Educação Ambiental e de bem-estar e saúde integral, com ênfase no Yoga Integral. Idealizei e atuo no Projeto YogaEduca da Rede Municipal de Educação de Niterói no qual são desenvolvidas atividades formativas para profissionais e vivências para crianças, estudantes e profissionais. Atualmente sou membro-fundadora da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIIPE) e participo de grupo de pesquisa Núcleo de Educação Inclusiva Galileu Galilei. Acredito na interdisciplinaridade, na diversidade e na inclusão como formas de promover a formação integral.

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense

Sou Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense na área de ensino. Reconhecimento de nível em Portugal pela faculdade de educação da Universidade do Minho. Tenho pós-doc no programa de pós- graduação em Ciências, Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Atualmente leciono no Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão como professor permanente e no programa de pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Desenvolvo pesquisas à formação de professores, Educação Inclusiva, tecnologia assistiva, produção de materiais didáticos. Coordeno o projeto Galileu Galilei, faço parte do grupo de pesquisa: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. Atualmente, sou um dos membros da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIIPe)

Citas

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Publicado

2024-01-30

Cómo citar

FREIRE BOURDETTE FERREIRA , Paulo Henrique; SOUZA, Janaína Silva de; MARIANI BRAZ, Ruth Maria. EJA y las ideas de CONFINTEAS. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15857, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15857. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15857. Acesso em: 21 nov. 2024.

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