A GERAÇÃO DE DESIGUALDADES SOCIAIS NO BOJO DA ESCOLA PÚBLICA: RELAÇÕES DE CONTROLE E DOMINAÇÃO

Autores/as

  • Carlos Henrique Ferreira Rodrigues Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p255

Palabras clave:

Escola. Desigualdade escolar. Funções educativas.

Resumen

A presente pesquisa se propõe a investigar as desigualdades geradas no bojo das escolas públicas, analisando a maneira como estas se organizam para enfrentar, omitir ou reforçar práticas de desigualdade. Dessa forma, numa abordagem qualitativa, desenvolveu-se a pesquisa a partir de estudo bibliográfico, fundamentando-se em Bourdieu e Passeron (2013) Dubet (2003), Lahie (2008), Valle (2015) dentre outros. A pesquisa objetivou conhecer o conceito de desigualdade, desigualdade escolar, relacionando-as com possíveis categorias explicativas (desigualdade social, dualidade escolar, violência simbólica, entre outras); analisar sociologicamente as funções educativas objetivadas pelas escolas, formas de organização escolar e seus efeitos aos discentes. O trabalho possibilitou ver que a escola não é uma “caixa preta” das desigualdades sociais, contudo, a própria escola gera desigualdades idiossincráticas que mantêm, (re)criam ou exponenciam estas desigualdades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Henrique Ferreira Rodrigues, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Pedagogia (2016) e acadêmico do curso de Lic. em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi orientando de Iniciação Científica, sob os projetos: O ser idoso: um olhar diferenciado (2013-2014), Ser Idoso: um olhar histórico? (2014-2015) e Escola e desigualdade: um dualismo existente (2015-2016). Realiza Atualização e Aprendizagem Didática na UEPG na disciplina de Fundamentos da Educação.

Publicado

2018-04-29

Cómo citar

FERREIRA RODRIGUES, Carlos Henrique. A GERAÇÃO DE DESIGUALDADES SOCIAIS NO BOJO DA ESCOLA PÚBLICA: RELAÇÕES DE CONTROLE E DOMINAÇÃO. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 255, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n20p255. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3350. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.