CRENÇAS E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA COMPLEXIDADE

Autores/as

  • Yana Liss Soares Gomes UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p45

Palabras clave:

Crenças. Variação linguística. Complexidade.

Resumen

Neste artigo, discorremos sobre a natureza sistêmica das crenças a partir de um recorte de análise da nossa pesquisa de doutorado cujo objetivo foi analisar as crenças de formandos de Português e de Espanhol acerca da variação linguística. Partindo do paradigma da Complexidade, recorremos à Teoria do Caos/Complexidade para compreender a dinamicidade e a complexidade das crenças no âmbito do universo de formação de professor de línguas. Os pressupostos da Sociolinguística foram retomados para abordarmos alguns tópicos de contato entre o ensino de língua materna e o ensino de língua estrangeira. Através do cruzamento de alguns fatores observamos que as diversas crenças dos formandos relacionam-se de forma sistêmica, de tal modo que os diferentes elementos desse sistema, aparentemente desordenados, estruturam-se em redes que se organizam de forma mais central e/ou periférica.

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Publicado

2017-08-30

Cómo citar

GOMES, Yana Liss Soares. CRENÇAS E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA COMPLEXIDADE. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 45, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n18p45. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3383. Acesso em: 16 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê "A interface educação e linguagem: pesquisas em leitura, escrita e variação linguística"

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