A análise do conteúdo peixes em livros didáticos de ciências do Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p01-21

Palabras clave:

Ensino. Livro didático. Peixes.

Resumen

O objetivo desse trabalho foi analisar o conteúdo peixes nos livros didáticos de ciências do 7º ano do ensino fundamental. Foram analisados dois exemplares (LD1 e LD2) das coleções didáticas a partir dos seguintes parâmetros: Conteúdo: aspectos teórico-metodológicos; Recursos visuais; e Atividade: aspectos pedagógico-metodológicos. As análises dos livros revelaram que o conteúdo apresentou enfoque científico com pouca possibilidade de contextualização e de relação com o cotidiano, além de apresentar imprecisões conceituais, distorções, uso de conceitos desatualizados e induções a preconceitos. Após a análise, de maneira geral, cada obra apresentou aspectos falhos em algum dos critérios analisados, porém não se caracterizam como extremamente graves e não comprometem a sua utilização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Obertal da Silva Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Departamento de Ciências Exatas e Naturais

Área de Ensino em Ciências

Publicado

2018-12-21

Cómo citar

NOVAIS, Aldair Santos; ALMEIDA, Obertal da Silva; MACIEL, Claudia Maria Reis Raposo; LEMOS, Elson de Souza. A análise do conteúdo peixes em livros didáticos de ciências do Ensino Fundamental. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 01–21, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n22p01-21. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3819. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.