PREPARAR A DISPONIBILIDADE ESCOLAR EM CONTEXTOS DE CARÊNCIA SOCIOCULTURAL

Autores/as

  • Cristina Coggi Università di Torino - Itália
  • Paola Ricchiardi

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2012v4n8p01

Palabras clave:

preparação para a escola, crianças carentes, projeto lúdico, pré-escola.

Resumen

Muitos estudos estão focalizando a atenção sobre a aquisição pelas crianças, dos requisitos fundamentais para entrar na escola primária, em outros termos estão centrando-se na disponibilidade. Trata-se de uma característica complexa, que deu origem a um amplo debate e a uma variedade de pesquisas. Estas se comparam principalmente em identificação dos fatores que, em idade pré-escolar, permitem prever o sucesso escolar. Trata-se de uma questão de relevo, enquanto incide nas políticas, nos programas, nos critérios para o primeiro acesso à escola primária. As pesquisas aprofundaram o conceito de “preparação para a escola”, especificaram os âmbitos a serem indagados pela mesma, evidenciando as condições ambientais que concorrem ao desenvolvimento de amadurecimento das crianças e as possíveis estratégias de reforço. Daremos conta de tais estudos, efetuando um balanço crítico. Proporemos em fim, um projeto de didática lúdica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paola Ricchiardi

Università di Torino- Itália

Publicado

2013-03-29

Cómo citar

COGGI, Cristina; RICCHIARDI, Paola. PREPARAR A DISPONIBILIDADE ESCOLAR EM CONTEXTOS DE CARÊNCIA SOCIOCULTURAL. Debates em Educação, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 01, 2013. DOI: 10.28998/2175-6600.2012v4n8p01. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/775. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.