A Cidade Educadora para a Educação Cidadã
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p459-476Palabras clave:
Cidade Educadora, Educação Cidadã, Cidadania.Resumen
Este trabalho apresenta um arcabouço teórico sobre a ideia de Cidade Educadora e suas bases conceituais apresentadas por Bernet (1997), Faure (1973) e Villar (2001), aproximando-os a outros teóricos que combinam cidade/território-educação. Em seguida são expostos os princípios da Carta das Cidades Educadoras, documento formulado pela Associação Internacional de Cidade Educadora - AICE em 1990, dando início ao debate sobre quais ações e/ou projetos devem ser realizados para que uma Cidade seja caracterizada como Educadora. Complementa a discussão com Freire (2001; 2002, 2003, 2006), Gadotti e Padilha (2004) que apresentam as propostas de Cidade Educadora para o Brasil, juntamente com os dois conceitos que fundamentam o seu arcabouço principiológico: cidadania e participação, em vistas à Educação Cidadã. Assim, numa perspectiva metodológica qualitativa, de cunho procedimental bibliográfico-conceitual, articula o eixo educacional com o político e de planejamento estratégico urbano ao modelo de cidade aprendiz e aprendente.
Descargas
Citas
AGAZZI, A. La Pedagogia Sociale como teoria e prassi della società educante. Pedagogia e Vita, 1974.
AICE. Carta de las Ciudades Educadoras, La Ciudad Educadora. Barcelona: Ajuntament de Barcelona, 2013. Disponível em: < http://www.edcities.org/wp-content/uploads/2013/10/Carta-Portugues.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2019.
ANTUNES, Ângela; PADILHA, Paulo Roberto. Educação Cidadã, Educação Integral: fundamentos e práticas. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.
BEILLEROT, Jacky. A sociedade pedagógica. Porto: Rés, 1985.
BERNET, Jaume Trilla. Ciudades educadoras: bases conceptuales. In: ZAINKO, Maria Amelia Sabbag (org.). Cidades Educadoras. Curitiba: Editora da UFPR, 1997.
CABEZUDO, Alicia. Cidade Educadora: uma proposta para os governos locais. bIn: GADOTTI, Moacir; PADILHA, Paulo Roberto; CABEZUDO, Alicia. Cidade Educadora: Princípios e experiências. São Paulo: Cortez, 2004. p. 45-58.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 18. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Editora Moderna, 1998.
FAURE, Edgar et al. Aprender a ser: La educación del futuro. Madrid: Alianza, 1973. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000132984>. Acesso em: 27 abr. 2019.
FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001a.
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. 4. Ed. São Paulo: Editora Cortez, 2001b.
FREIRE, PAULO. In: GADOTTI, Moacir; PEREZ, Maria Aparecida. O projeto Educacional dos CEUs. São Paulo: PMSP/SME/SP, 2002
FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios. 7 ed. (Coleção Questões da Nossa Época). São Paulo: Editora Cortez, 2003.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. A Sociedade Brasileira em Transição. 29 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
HUSEN, Torsten. La sociedad educativa. Madrid: Anaya, 1978.
SOUZA, Ivan Boere; VILAR, Alverto Jomael. Porto Alegre, cidade educadora. In: GADOTTI, Moacir; PADILHA, Paulo Roberto; CABEZUDO, Alicia. Cidade Educadora: Princípios e experiências. São Paulo: Cortez, 2004. p. 45-58.
VILLAR, Maria Belén Caballo. A Cidade Educadora: Nova perspectiva de organização e intervenção municipal. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).