Pedagogia histórico-crítica e educação em direitos humanos: alternativas para o desenvolvimento de uma cultura de promoção e respeito dos direitos humanos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p418-439

Palabras clave:

Educação em direitos humanos, Pedagogia Histórico-crítica, Educação.

Resumen

A Educação em Direitos Humanos se destaca como um excelente instrumento de combate às violações a direitos humanos na sociedade, orientando os processos educativos para o desenvolvimento de uma cultura de promoção e respeito aos direitos humanos. Infelizmente o modelo educacional brasileiro não se apresenta como ideal para alcançar esse objetivo. Diante disso, chama-se a atenção para a Pedagogia Histórico-crítica, concepção baseada na prática educativa questionadora, crítica e comprometida com a transformação social, de modo que o presente texto busca discutir os fundamentos e objetivos desse modelo pedagógico demonstrando como a concepção pedagógica proposta por Saviani pode caracterizar uma alternativa possível para desenvolvimento efetivo da educação em direitos humanos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Carvalho da Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (IFTO)

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Tocantins, Tecnólogo em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Pós Graduado em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Tocantins. Atualmente é discente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT do IFTO- Campus Palmas.

 

Jair José Maldaner, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (IFTO)

Possui Doutorado (2016) e Mestrado (2009) em Educação pela Universidade de Brasília, Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1996), Especialização em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília(1999) e Especialização em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino - Educon (2006). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins -IFTO- Campus Palmas; Líder do grupo de pesquisa Cnpq/IFTO Práxis: Trabalho, Educação e Sociedade; Atua como Coordenador Local e como docente no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica -EPT, Formação de Professores, Filosofia, Educação, Ética, Cidadania, Direitos Humanos.

 

Rivadavia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (IFTO)

Doutor em Linguística e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba ? (PROLING/UFPB). Estágio de Doutorado Sanduiche (PDSE/CAPES) - Boursier d?excelence - pela Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça. Mestre em Linguística e Práticas Sociais (PROLING/UFPB), Especialista em métodos de Ensino/Aprendizagem da língua inglesa pela Faculdade de Educação São Luiz, Jabotical/SP, Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciado e Bacharelado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como Pesquisador de práticas sociais da lingua(gem) e dos gêneros de texto que as representam, com ênfase em Linguística Aplicada e Políticas Linguísticas. Docente e Tradutor (Inglês/Francês) com experiência em gestão de projetos para cooperação e parcerias internacionais. Lider do Grupo de Estudos em Lingua(gem), Interação e Representações nas Práticas Formativas (GELIPRAC/IFTO), Membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB) e do Núcleo de Estudos de Políticas e Educação Linguística (NEPEL/UFPB) cadastrados no CNPq. 

 

Citas

BALECHE, F. L. K. ; SILVA, S. C. A Educação em Direitos Humanos na Escola. In: XIII Congresso Nacional de Educação Tema: Formação de professores: contextos, sentidos e práticas, 2017, Curitiba. Anais. v. 1, p. 1-14. - Educere, 2017.

BATISTA, Eraldo Leme; LIMA, Marcos Roberto. A pedagogia histórico-crítica como teoria pedagógica revolucionária. Laplage em Revista, [S.l.], v. 1, n. 3, p. p.67-81, dez. 2015. ISSN 2446-6220. Disponível em: http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/102. Acesso em: 10 jun. 2019.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: 2007. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.

BRITO, Adelane Ricardo de. A importância da educação infantil na formação do cidadão crítico e reflexivo. 2016. 19 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.

CAMINO. Cleonice; LUNA. Verônica. Convergências e Divergências Entre Moral e Direitos Humanos. In: Direitos humanos: história, teoria e prática / organizado por Giuseppe Tosi – João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2005. 373p.

CARBONARI. Paulo César. Sujeito de direitos humanos: questões abertas e em construção. in Educação em direitos humanos: fundamentos teórico- metodológicos / Rosa Maria Godoy Silveira, et al. – João Pessoa: Editora Universitária, 2008.

CARVALHO, Saulo Rodrigues de. A função social do conhecimento no capitalismo: a educação em tempos de reestruturação produtiva. Revista Urutágua. nº 25, set./out./nov./dezembro de 2011. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/view/12424 Acesso em: 19 jun. 2019.

D’ALMEIDA, M.L.P.K. EYING, A.M. HANNA P. C M. Diversidade e Direitos Humanos: A escola como espaço de discussão e convívio com a diferença. In: IX Congresso Nacional de Educação, EDUCERE. Comunicação. Curitiba, 2009.

DRUCKER, P. Sociedade pós-capitalista. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2002.

FERNANDES, Angela Viana Machado; PALUDETO, Melina Casari. Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea. Cad. CEDES, Campinas , v. 30, n. 81, p. 233-249, Agosto. 2010 . disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000200008&lng=en&nrm=iso. acesso em 02 julho de 2019.

GADOTTI, Moacir (1998): Pedagogia da práxis, 2.ª ed., São Paulo, Cortez.

GASPARIN, João Luís; PETENUCCI, Maria Cristina. Pedagogia Histórico Crítica: da teoria à prática no contexto escolar. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ portals/pde/arquivos/2289-8.pdf. Acesso em: 19 de junho de 2019.

IPSOS. 63% dos brasileiros são a favor dos direitos humanos. 11 de Mai. de 2018. Disponível em: https://www.ipsos.com/pt-br/63-dos-brasileiros-sao-favor-dos-direitos-humanos. Acesso em: 01 de jul. de 2019.

LAVOURA, Tiago Nicola. Por que é necessário o trabalho educativo fundamentado na pedagogia histórico-crítica nas escolas do campo e do mst?. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 121-131, nov. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: https://rigs.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9509/9508. Acesso em: 12 Jun. 2019.

LAVOURA, Tiago Nicola; MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A pedagogia histórico-crítica e a defesa da transmissão do saber elaborado: apontamentos acerca do método pedagógico.Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 345-376, jun. 2015. ISSN 2175-795X. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v33n1p345. Acesso em: 19 jun. 2019.

MACIEL, Karen de Fátima. O Pensamento de Paulo Freire na Trajetória da Educação Popular. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 2, maio 2012. ISSN 2178-8359. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/ojs/educacaoemperspectiva/article/view/6519. Acesso em: 04 jul. 2019. doi:https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.196.

MARSIGLIA, A. C. G. Origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica: contribuições para a educação brasileira. In: Seminário Nacional do HISTEDBR. Universidade estadual de campinas, 10., 2016, Campinas, SP. Anais... Campinas, SP: UNICAMP, 2016. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/eventos/ histedbr2016/anais/pdf/887-2711-1-pb.pdf. Acesso em: 10 junho de 2019.

MAUÉS. Antonio; WEYL. Paulo. Fundamentos e marcos jurídicos da educação em direitos humanos. in Educação em direitos humanos: fundamentos teórico- metodológicos / Rosa Maria Godoy Silveira, et al. – João Pessoa: Editora Universitária, 2008.

MDH. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Ministério dos Direitos Humanos divulga balanço anual com dados sobre denúncias de violações de direitos humanos. 24 de Mai. de 2018. Disponível em: https://www.mdh.gov.br/todas-as-noticias/2018/maio/ministerio-dos-direitos-humanos-divulga-balanco-anual-com-dados-sobre-denuncias-de-violacoes-de-direitos-humanos. Acesso em: 01 de jul. de 2019.

OLIVEIRA SANTOS, Raquel Elisabete de. Pedagogia histórico-crítica: que pedagogia é essa?. Horizontes, [S.l.], v. 36, n. 2, p. 45-56, ago. 2018. ISSN 2317-109X. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/520. Acesso em: 10 jun. 2019.

ONU (1966). Pacto internacional dos direitos econômicos, sociais e cul-turais. Tradução não-oficial para o português. In: Piovesan, Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. São Paulo, Max Limonad, 1996, p. 365-374.

ORLANDI. Eni Puccinelli. Educação em direitos humanos: um discurso. in Educação em direitos humanos: fundamentos teórico- metodológicos / Rosa Maria Godoy Silveira, et al. – João Pessoa: Editora Universitária, 2008.

PEQUENO. Marconi José P. Cap 6. Filosofia dos Direitos Humanos. In: Direitos humanos: história, teoria e prática / organizado por Giuseppe Tosi – João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2005. 373p.

SANTOS JÚNIOR, C. L. A pedagogia histórico-crítica e o papel da escola e do professor:elementos para pensar a escola da transição. In: Pedagogia histórico–crítica: legado e perspectivas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018.

SANTOS, Enoque Ribeiro dos. Direitos humanos e negociação coletiva. São Paulo: LTr, 2004. p. 38.

SAVIANI, Demerval. Origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. Colóquio Internacional Marx E Engels “Marxismo e Educação: Fundamentos Marxistas da Pedagogia Histórico-Crítica”, v. 7, 2012. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/

formulario_cemarx/selecao/2012/trabalhos/Demerval%20Saviani.pdf. Acesso em: 10 junho de 2019.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 41. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

SAVIANI, Demerval. Da inspiração à formulação da pedagogia histórico-crítica (PHC): os três momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter. (Entrevista concedida a Revista Interface). Revista Interface: comunicação, saúde e educação, Botucatu. v. 21, n. 62, pp. 711-725, jul./set. 2017a. http://dx.doi.org/10.1590/

-57622017.0001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v21n62/1807-5762-icse-21-62-0711.pdf. Acesso em: 11 jun. de 2019.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações/Dermeval Saviani11.ed.rev.— Campinas, SP: Autores Associados, 2011. — (Coleção educação contemporânea)

SILVA, Aida; TAVARES, Celma. Educação em direitos humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limites. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 1, jan.-abr., 2013. dispovivel em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12315/8740. acesso em 28 de Jul. 2019.

SOUSA, Nair Heloisa Bicalho de. Trajetória Histórica e Desafios da Educação em Direitos Humanos no Brasil e na América Latina. Revista ESMAT, [S.l.], v. 9, n. 13, p. 87-102, dez. 2017. ISSN 2447-9896. Disponível em: http://esmat.tjto.jus.br/publicacoes/

index.php/revista_esmat/article/view/200. Acesso em: 25 jun. 2019.

TAVARES. Celma. Educar em direitos humanos, o desafio da formação dos educadores numa perspectiva interdisciplinar. in Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos / Rosa Maria Godoy Silveira, et al. – João Pessoa: Editora Universitária, 2008.

VIOLA, Solon. Políticas de educação em direitos humanos. In: SILVA, Aida; TAVARES, Celma. Política e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010. p.15-40.

XAVIER, M. E. S. P. Poder político e educação de elite. São Paulo: Cortez, 1980.

ZENAIDE. Maria de Nazaré Tavares. Introdução. in Educação em direitos humanos: fundamentos teórico- metodológicos / Rosa Maria Godoy Silveira, et al. – João Pessoa: Editora Universitária, 2008.

Publicado

2020-04-06

Cómo citar

CUNHA, Rodrigo Carvalho da; MALDANER, Jair José; CAVALCANTE, Rivadavia Porto. Pedagogia histórico-crítica e educação em direitos humanos: alternativas para o desenvolvimento de uma cultura de promoção e respeito dos direitos humanos. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 418–439, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p418-439. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8478. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê “Pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico cultural e ensino de ciências”

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.