Desafios de um projeto interdisciplinar na formação de artesãos do curso técnico em Artesanato/PROEJA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p582-595

Palabras clave:

Produção artesanal. Interdisciplinaridade. PROEJA

Resumen

As experiências nos trazem subsídios para enfrentar desafios e propor alternativas que envolvam o saber humano dentro da realidade que o cerca. O presente artigo, busca em seu desenvolvimento, contextualizar o percurso de um projeto de trabalho participativo e interdisciplinar realizado com um grupo de alunos artesãos que integram o Curso técnico em Artesanato, modalidade PROEJA, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Maceió, que, diante de sua realidade cotidiana, trazem alternativas da busca sustentável do conhecimento sob a ótica do meio em que habitam, levando em consideração as referências culturais presentes nas cidades do Estado de Alagoas. Sendo assim, nos pautamos na valorização do Patrimônio Cultural, embasados na apropriação de prerrogativas que envolvem a Educação Patrimonial. O resultado se mostra, no desenvolvimento de produtos que promovem a junção entre o design e o fazer artesanal, que resulta em peças com identidade única fruto de uma experiência exitosa dentro de uma perspectiva interdisciplinar de ação.

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Biografía del autor/a

Juliana Aguiar, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Mestre em Arquitetura e Urbanismo PPGAU/FAU/UFAL. Professora do Instituto Federal de Alagoas/Campus Maceió.

Ana Cristina Santos Limeira, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Doutora em Educação:Currículo/PUCSP - Professora do Instituto Federal de Alagoas/Campus Maceió.

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Publicado

2020-04-06

Cómo citar

AGUIAR, Juliana; LIMEIRA, Ana Cristina Santos. Desafios de um projeto interdisciplinar na formação de artesãos do curso técnico em Artesanato/PROEJA. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 582–595, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p582-595. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8517. Acesso em: 12 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê "PROEJA Artesanato"

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