Implicações textual-discursivas na composição do gênero meme: uma análise de sua constituição na virtualidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p856-872

Palabras clave:

memes, multimodalidade, redes sociais.

Resumen

Este estudo visa refletir o uso da linguagem nas redes sociais e das práticas de comunicação na atualidade, cujas leitura e ressignificação do gênero Meme são, em grande parte, uma construção coletiva em espaços virtuais de interação social. Pretendemos mostrar os resultados de uma análise textual-discursiva do gênero Meme, em que a produção se dá em meios multimodais. Para o estabelecimento da discussão, apoiamo-nos em Barthes (1977), Kress e van Leeuwen (2006), Rojo (2009), Ribeiro (2016), Marcuschi e Xavier (2010), entre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa e caracteriza-se como uma análise documental, pois foi realizada nas principais redes sociais de compartilhamento de conteúdos e o corpus de análise foi selecionado usando critérios de propagação desses Memes. Os resultados apontam para a necessidade de um olhar mais acurado em relação ao gênero em foco, inclusive em contextos de didatização de Língua Portuguesa.

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Biografía del autor/a

Neide Silva Cardoso, Escola Municipal Pequeno Príncipe

Graduada em Letras - Língua Portuguesa pelo IFAL; Especialista em Linguagem e Práticas Sociais pelo IFAL- Campus Murici. Professora efetiva de Língua Portuguesa da Rede Pública Municipal de Santana do Mundaú/AL.

Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Graduado em Letras: Port/Inglês pela UNEAL; Especialista em Docência do Ensino Superior UNEAL; Mestre em Educação e Linguagem UFAL; Doutor em Letras e Linguística pela UFAL; Pós-doutor em Linguística Aplicada pela UFAL. Professor de Língua Portuguesa e Linguística do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. Desenvolve pesquisas com vistas à Argumentação em produções textuais, orais e escritos, de alunos do ensino básico e do ensino superior. Tem trabalhos publicados, e apresentados, em eventos nacionais e internacionais.

Flávia Karolina Lima-Duarte, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Professora do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

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Publicado

2020-06-22

Cómo citar

CARDOSO, Neide Silva; CAVALCANTI, Ricardo Jorge de Sousa; LIMA-DUARTE, Flávia Karolina. Implicações textual-discursivas na composição do gênero meme: uma análise de sua constituição na virtualidade. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 856–872, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p856-872. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8693. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

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