Pressupostos sobre políticas de accountability em publicações na área da educação: implicações e tensões no governo democrático da educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p199-214

Palabras clave:

Accountability educacional, regulação por resultados, governo democrático

Resumen

O artigo tem por objetivo capturar pressupostos sobre políticas de accountability e seus híbridos sentidos, bem como auscultar pontos de tensão que se armam na argumentação de autores em face de temas ou fenômenos acercados por eles no entorno da ideia de governo democrático da educação. Caracterizando-se como um estudo bibliográfico, teve por base o levantamento de publicações datadas entre 1990 e 2018, constantes no Portal de Periódicos da Capes e na Base Eric (Institute of Education Sciences), operado em três etapas articuladas. Conclui que os debates têm maior concentração sobre o caráter deletério de políticas de accountability educacional de perfil gerencialista sobre o plano democrático de escolas e sistemas de ensino, embora também figurem enfoques na participação ampliada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elton Luiz Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ-2/ CNPq.

Aline Bettiolo dos Santos, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutoranda em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Publicado

2020-08-18

Cómo citar

NARDI, Elton Luiz; SANTOS, Aline Bettiolo dos. Pressupostos sobre políticas de accountability em publicações na área da educação: implicações e tensões no governo democrático da educação. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 199–214, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p199-214. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9786. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.