Os MOOCS como possibilidade para internacionalização da educação superior em casa

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p642-667

Mots-clés :

MOOCs, Internacionalização em casa, Educação superior

Résumé

O presente estudo, fruto de dissertação de mestrado, tem como objetivo compreender as potencialidades/possibilidades da utilização dos MOOCs (Massive Open Online Courses) para a promoção da internacionalização da Educação Superior em casa. Neste sentido, adotou-se a abordagem qualitativa, e como instrumento de pesquisa, a entrevista semiestruturada. Os sujeitos do estudo foram cinco estudantes de graduação de uma Escola Politécnica de Universidade localizada no sul do Brasil. Com esta investigação foi possível vislumbrar os MOOCs como oportunidade de inovação e complemento para os processos de ensino e de aprendizagem nos cursos de graduação, possibilitando, ainda, a internacionalização da educação superior por meio da conexão com professores, estudantes e universidades internacionais.

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Bibliographies de l'auteur-e

Karen Graziela Weber Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE), tem sua formação atual amparada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de concessão de bolsa de estudos à autora.

Pricila Kohls dos Santos, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutora em Educação pela PUCRS. Docente e Pesquisadora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE).

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2021-11-30

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MACHADO, Karen Graziela Weber; SANTOS, Pricila Kohls dos. Os MOOCS como possibilidade para internacionalização da educação superior em casa. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 642–667, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p642-667. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11085. Acesso em: 25 nov. 2024.

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