Resistências e esperanças em Freire
reflexões acerca da educação de jovens e adultos no período de pandemia da Covid-19
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp200-227Mots-clés :
Paulo Freire, Educação de Jovens e Adultos, Desigualdades sociais, Pandemia, Desafios educativosRésumé
Apresenta-se um estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos e os desafios educativos enfrentados no contexto da pandemia por Covid-19. Trata-se de um estudo qualitativo, de análise descritiva de dados sobre a população a respeito das questões sociais, do trabalho e das demandas potenciais dessa modalidade da Educação Básica. Na fundamentação teórica, conta-se com o pensamento de Paulo Freire e sua educação conscientizadora, emancipatória e humanizadora. O texto está organizado em três eixos: as desigualdades no contexto da pandemia; quem são e onde se localizam os sujeitos da EJA e, os desafios das ações educativas para estudantes e docentes. Defende-se a constante luta e a defesa da universalização da educação pública como direito subjetivo a toda a população.
Téléchargements
Références
ANDREOLA, Balduino. Existência. In: STRECK, R. Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2. ed. 2009. p. 184-185. Disponível em: < http://www.famep.com.br/repositorio/ebook/Dicionario-Paulo-Freire-versao-1.pdf >Acesso em: 01 abr. 2021.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Brasília, 2019. Disponível em: <https://agenciadenoticias.Ibge.gov.br/media/com_mediaIbge/arquivos/a2eb00da62607144d480db9c3504fa4a.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2021.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge). Síntese de Indicadores Sociais: Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-11/Ibge-informalidade-atinge-416-dos-trabalhadores-no-pais-em-2019>. Acesso em: 19 abr. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN). Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2021.
BRASIL. Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Brasília, 2012. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12612.htm> Acesso em: 01 abr. 2021.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
FIORI, Ernani. Apreender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. Rio de Janeiro/São Paulo, Paz e Terra, 2012.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação; uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
FREIRE, Paulo. Meu sonho é o sonho da liberdade. In: FREIRE, Ana Maria Araújo (Org. e Notas). Pedagogia da tolerância. São Paulo. Paz e Terra, 7ª edição, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31 ed. São Paulo: Paz e Terra, 3ª edição, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 5. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
GIROUX, Henry Armand. Introdução: Alfabetização e a pedagogia do empowerment político. In: FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura da palavra leitura do mundo. 3.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, p. 1-27.
GRACIANO Mariângela; LUGLI, Rosário Genta. Educação de Jovens e Adultos na diversidade e inclusão social: algumas reflexões. In: GRACIANO Mariângela; LUGLI, Rosário Genta. (Org) Direitos, diversidade, práticas e experiências educativas na educação de jovens e adultos [recurso eletrônico]. Organização Mariângela Graciano, Rosário S. Genta Lugli. - 1. ed. - São Paulo: Alameda, 2017.
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Reciprocidade e acolhimento na educação de jovens e adultos: ações intencionais na relação com o saber. Educar em revista. rev. [online]. 2007, n.29, pp.101-119. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/S0104-40602007000100008> Acesso em: 6 de mar. 2021.
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Alfabetização de idosos e adultos ou leitura e escrita? Revista Portuguesa de Educação. v. 25, 2012. Disponível em: < https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3005>. Acesso em: 10 abr. 2021.
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. A constituição da docência entre professores de escolarização de jovens e adultos. 1. ed. Ijuí -RS: Editora Unijuí, 2013.
MACHADO, Maria Margarida. A educação de jovens e adultos: após 20 vinte anos da Lei nº 9394, de 1996. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 10, n. 19, p. 429-451, jul./dez. 2016. Disponível em: Acesso em: 20 abr. 2021.
MARTUCCELLI, Danilo. Suporte (Cap. I). In: MARTUCCELLI, Danilo. Gramáticas del indivíduo. Buenos Aires: Losada, 2007, p. 37-117.
MOTTA, Flávia Naethe. Notas sobre o acolhimento. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 30, n. 4, p. 205-228, Dec. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000400010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 Abr. 2021.
OLIVEIRA LIMA, Laís Leni. APARÊNCIA E ESSÊNCIA: DA ALIENAÇÃO AO FETICHE. Itinerarius Reflectionis, v. 4, n. 2, 27 out. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20416>. Acesso em: 2 de abr. 2021
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Leituras freireanas sobre educação. São Paulo: UNESP, 2003.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; SANTOS Tânia Regina Lobato dos. A educação de Paulo Freire - andarilho da utopia - em diferentes contextos. Revista Inter Ação, 42(1), 001-019, 2017). Universidade Federal de Goiás. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/43631/23203>. Acesso em: 2 abr. 2021.
ROSA, Carolina Schenatto da; SANTOS, Débora Caroline dos. Dicionário Paulo Freire: ressignificando palavras, reiventando sentidos [resenha] Conjectura: Filosofia e Educação, Nº. 24, Caxias do Sul, RS, 2019 p. 1-5. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7197859&orden=0&info=link>. Acesso em: 03 abr. 2021
SANTA CATARINA. Lei nº 18.032, de 8 de dezembro de 2020. Dispõe sobre as atividades essenciais no Estado de Santa Catarina. ALESC/GCAN, 2020. Disponível em: <http://leis.alesc.sc.gov.br/html/2020/18032_2020_lei.html>. Acesso em 20 abr. 2021.
TOMASEVSKI, Katarina. Human rights obligations: making education available, accessible, acceptable and adaptable. Right to educatin primers nº 3. 2001, p. 43.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).