Os imprescindíveis de nosso tempo
Paulo Freire
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp16-38Mots-clés :
Paulo Freire, Direito à educação, Princípios freireanos., Educação de Jovens e Adultos, Ensino-pesquisa-extensãoRésumé
A trajetória na educação de jovens e adultos, cruzada com ensinamentos da educação popular na vida e trajetória acadêmica e profissional das autoras, tem demonstrado o quanto Paulo Freire se mantém, no belíssimo poema de Brecht, como imprescindível para pensar o campo da educação com as classes populares. Atravessadas por reflexões de Freire em sua longa e insistente obra, e por experiências diretas vividas em tempos concomitantes e marcantes, impregnaram seus fazeres cotidianos de princípios que constituem acentos mais do que relevantes em defesa do direito à educação para todos, à dignidade humana e ao reconhecimento social devido a todas as gentes. Usando (como Certeau, 1994) sentidos próprios para o que pode ser considerado imprescindível na pesquisa-ensino-extensão, as autoras percorrem princípios freireanos que sustentam práticas de pesquisa e o exercício democrático na formação de profissionais no campo da educação de jovens e adultos, atualizando um Paulo Freire a quem seguem como o educador gostaria: reinventando-o.
Téléchargements
Références
ALVES, Nilda. Tecer conhecimento em rede. In: ALVES, Nilda, GARCIA, Regina Leite (orgs.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 111-120. (Coleção O sentido da escola).
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n. 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: D.O.U., 19 jul. 2000.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 2/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília: D.O.U., 25 jun. 2015.
BRECHT, Bertold. Site https://www.pensador.com/frase/MTQ1Mjkw/ .
CASTORIADIS, Cornelius. As encruzilhadas do labirinto I. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Rhizome. Paris: Editions Minuit, 1976.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Pedagogia do compromisso: América Latina e Educação Popular (org.). Rio de Janeiro, São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979a.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação — uma introdução ao
pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Cartas à Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d’Água,1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
GALEANO, Eduardo. As palavras andantes. Porto Alegre: L&PM, 1994.
GALLO, Silvio. Conhecimento transversalidade e educação. In: Impulso. Revista de Ciências Sociais. v. 10. p.115-133. São Paulo: Edições UNIMEP, out. 1997.
HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação. ANPEd. n. 19. jan./fev./mar./abr. 2002. Rio de Janeiro: ANPEd: Autores Associados. p. 20-28.
MORIN, Edgar. Oitava Jornada. A religação dos saberes. Introdução. In: MORIN, Edgar. A religação dos saberes. O desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. p. 489-492.
MORIN, Edgar. Os desafios da complexidade. In: MORIN, Edgar. A religação dos saberes. O desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. p. 559-567.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
TAYLOR, Paul. Que pedagogia para que liberdade? Um argumento freireano para uma pedagogia do carinho. In: LINHARES, Célia, TRINDADE, Maria de Nazareth (org.). Compartilhando o mundo com Paulo Freire. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2003.
UNESCO. Declaração de Hamburgo sobre a Educação de Adultos e Plano de Ação para o Futuro. V Conferência Internacional sobre Educação de Adultos. Hamburgo, Alemanha, 14-18 jul. 1997.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).