Educação infantil, gênero e sexualidade
uma análise de documentos curriculares de formação inicial em pedagogia
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp353-374Mots-clés :
Educação infantil, Relações de gênero, PedagogiaRésumé
O artigo traz dados de uma pesquisa em nível de mestrado que analisa os documentos curriculares de 13 cursos presenciais de formação inicial de licenciatura em Pedagogia das instituições da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). Nas análises mapeia-se as disciplinas, a carga horária, os conteúdos formativos das ementas, a existência de diálogos interdisciplinares que contemplam as discussões de gênero e sexualidade. Os dados revelam que do total de 674 disciplinas apenas oito abordam denominações concernentes a gênero e sexualidade, o equivalente a 1% da relação de disciplinas dos documentos curriculares analisados. Das 621 ementas, 550 não fazem referência aos conteúdos formativos concernentes a gênero e sexualidade, o equivalente a 88,5% das ementas analisadas.
Téléchargements
Références
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
BRITZMAN, Deborah P. O que é esta coisa chamada amor: identidade homossexual, educação e currículo. Educação & Realidade. 21(1): 71-96. jan/jul. 1996.
BUSS-SIMÃO, Márcia. Relações sociais em um contexto de educação infantil: um olhar sobre a dimensão corporal na perspectiva de crianças pequenas. 2012. 312 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Linha Ensino e Formação de Educadores da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão de identidade. Tradução de Renato Aguiar. 18ª ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
CERISARA. Ana Beatriz. Professoras de educação infantil: entre o feminino e o profissional. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Questões da Nossa Época: v. 98).
COUTINHO, Ângela Maria Scalabrin; ROCHA, Eloísa Acires Candal. Bases Curriculares para a Educação Infantil? Ou isso ou aquilo. Revista Criança. Brasília. vol. 43, p. 10-11, ago/2007.
CRUZ, Lilian Moreira. Discursos cambiantes sobre corpo, gênero e sexualidade no curso de Pedagogia da UESB. 2014. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2014.
FERREIRA, Taisa de Sousa. Entre o real e o imaginário: problematizando o currículo do curso de licenciatura em Pedagogia em relação a gênero e sexualidade. 2013. 319 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2013.
FRANCO, Maria Laura P.B. Análise de Conteúdo. Brasília: Plano Editora, 2003.
FURLANI, Jimena. Gêneros e sexualidades – problematizando a educação e processos de produção de conhecimentos. Instrumento: R. Est. Pesq. Educ. Juiz de Fora, v. 12, n. 1, jan./jun. 2010.
HAMPEL, Alissandra. "A gente não pensava nisso...": educação para a sexualidade, gênero e formação docente na região da Campanha/RS. 2013. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
KOERICH, Maria Cecília Takayama. História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em currículos de Pedagogia. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
LIMA, Tatiane de Lucena. Identidades, currículo e formação docente: um estudo sobre implicações de gênero em práticas educativas de estudantes de pedagogia. 2008. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 15 ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.
MARTINS, Walkíria de Jesus França. Gênero e Sexualidade na formação docente: uma análise no curso de Pedagogia da UFMA-São Luís. 2012. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
PARAISO, Marlucy Alves. Currículo e relações de gênero: entre o que se ensina e o que se pode aprender. Revista Linhas. Florianópolis, v. 17, n. 33, p. 206-237, jan./abr. 2016.
QVORTRUP, Jens. A tentação da diversidade – e seus riscos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1121-1136, out/dez. 2010b.
RIBEIRO, Diego Duarte. Relações de gênero e formação docente: masculinidades e posturas feministas no curso de Pedagogia da UNIFAL-MG. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, 2018.
ROCHA, Eloisa Acires Candal. A pesquisa em educação infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma pedagogia. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação/UNICAMP, 1998.
ROCHA, Eloisa Acires Candal. A pedagogia e a educação infantil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 16, p. 27-34, jan./abr. 2001.
SANTOS, Boaventura de Souza. Direitos humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2013.
SANTOS, Maria do Carmo Gonçalo. As contribuições do currículo da formação para a prática pedagógica docente com gênero e sexualidade na educação básica. 2016. 400 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
SILVA, Kelly da. Currículo, gênero e identidade na formação de professores/as. 2011. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011.
VIANNA, Cláudia; UNBEHAUM, Sandra. Gênero na educação básica: Quem se importa? Uma análise de documentos de políticas públicas no Brasil. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 95, p. 407-428, maio/ago. 2006.
VIANNA, Cláudia Pereira; FINCO, Daniela. Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero e poder. Cadernos Pagu, nº 33, 265-283. 2009.
VIANNA, Cláudia. Políticas de educação, gênero e diversidade sexual: breve história de lutas, danos e resistências. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).