SOBRE EDUCAÇÃO, NARRATIVAS E ECOLOGIA DE SABERES

Auteurs-es

  • Luiz Rufino Rodrigues Junior UERJ
  • Mailsa Passos UERJ

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n11p120

Mots-clés :

Sujeitos afro-brasileiros, Práticas e narrativas, Ecologia de saberes.

Résumé

Este artigo tem por objetivo mostrar a importância de se compreender as práticas de sujeitos afro-brasileiros em ambientes educativos, considerando, sobretudo, como estes sujeitos se apropriam das práticas. As práticas e narrativas são fenômenos sociais tão implicados e imbricados que torna-se impossível vê-los de maneira não articulada. As práticas são narrativas das experiências de um grupo social em forma de modos de fazer, rituais, música, danças, rezas, comidas, trabalho, divertimento. Elas produzem narrativas bem como são produzidas/transformadas através das narrativas. Daí a necessidade de se produzir estudos que têm como foco as memórias e as histórias de toda uma população historicamente silenciada.

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Publié-e

2014-07-01

Comment citer

RODRIGUES JUNIOR, Luiz Rufino; PASSOS, Mailsa. SOBRE EDUCAÇÃO, NARRATIVAS E ECOLOGIA DE SABERES. Debates em Educação, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 120, 2014. DOI: 10.28998/2175-6600.2014v6n11p120. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1329. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

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