PERCEPÇÃO DE SUPORTE FAMILIAR DE ALUNOS COM HISTÓRICO DE REPROVAÇÃO ESCOLAR

Auteurs-es

  • Eraldo Carlos Batista Universidade Federal de Rondônia
  • Lidiane Kelly Seabra Mantovani Psicóloga
  • Alessandra Bertasi Nascimento Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2015v7n13p50

Mots-clés :

Insucesso escolar, Histórico de reprovação, Suporte familiar

Résumé

O objetivo desse estudo foi analisar a percepção de suporte familiar de alunos com histórico de reprovação. Os participantes foram quarenta alunos do sexto ao nono ano de uma escola da rede pública de ensino do interior do Estado de Rondônia. A pesquisa foi delineada a partir do método quantitativo. Para a coleta de dados utilizou-se o Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF), o qual é composto de quarenta e dois itens e três dimensões que avaliam a percepção do indivíduo acerca das relações familiares. Os resultados encontrados revelaram um baixo nível de percepção familiar pelos participantes. Conclui-se que a falta de apoio familiar pode ser um dos fatores que contribui para o insucesso escolar desses alunos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Eraldo Carlos Batista, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Psicologia Pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Especialista em Docência do Ensino Superior, Profesor do Departamento de Psicologia da Faculdade de Rolim de Moura - FAROL.

Lidiane Kelly Seabra Mantovani, Psicóloga

Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Rolim de Moura - FAROL

Alessandra Bertasi Nascimento, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestre em Educação pela UFMS, professora da Universidade Federal de Rondônia, campus de Vilhena

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Publié-e

2015-07-01

Comment citer

BATISTA, Eraldo Carlos; MANTOVANI, Lidiane Kelly Seabra; NASCIMENTO, Alessandra Bertasi. PERCEPÇÃO DE SUPORTE FAMILIAR DE ALUNOS COM HISTÓRICO DE REPROVAÇÃO ESCOLAR. Debates em Educação, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 50, 2015. DOI: 10.28998/2175-6600.2015v7n13p50. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1342. Acesso em: 13 août. 2024.

Numéro

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