Estágio de docência no Stricto Sensu

compromisso com a formação docente crítica

Auteurs-es

  • Adriane Corrêa Ribeiro Instituto Federal Catarinense
  • Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-15.e14095

Mots-clés :

Estágio de Docência, Formação Docente, Educação

Résumé

Este artigo tem como objetivo refletir o papel do Estágio de Docência na formação de professores para a atuação no Ensino Superior, a partir de uma perspectiva crítica e comprometida com a emancipação dos sujeitos. Constitui-se a partir de um relato de experiência de Estágio de Docência, componente curricular do Mestrado em Educação do Instituto Federal Catarinense/Campus Camboriú.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense.

Références

ARROIO, A. Formação docente para o ensino superior em química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7, 2009, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/479.pdf >. Acesso em: 02 jul. 2022.

» http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/479.pdf

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Federal de Educação (CFE). Parecer n° 292 de 14 de novembro de 1962 Fixa a parte pedagógica dos currículos mínimos relativos aos cursos de licenciatura. Documenta, Brasília, n. 10, p. 95-100, dez. 1962.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Circular nº. 028/99/PR/CAPES. Brasília, 1999.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Portaria n° 76 de 14 de abril de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 abr. 2010. Seção 1, p. 31-32.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Portaria nº 76, de 14 de abril de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 abr. 2010. Seção 1, p. 31-32. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_076_RegulamentoDS.pdf. Acesso em: 21 de jul de 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, Disponível em: goo.gl/js2ZW4. Acesso em: 20 de jun de 2022.

BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. 5. ed. Campinas: Papirus, 2000

CASTRO, A. T. K. A.; SALVA, S. Estágio como espaço de aprendizagem profissional da docência no curso de pedagogia. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012. Anais eletrônicos.. Caxias do Sul: UCS, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/ 9anpedsul/paper/view/532/437 >. Acesso em: 03 jan. 2018.

» http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/ 9anpedsul/paper/view/532/437

CORDEIRO, Filomena Maria Gonçalves da Silva et al. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: o caso do estágio de docência na pós-graduação. Olhar de professor, v. 8, n. 2, p. 77-92, 2005.

CORRÊA, A. K. et al. Formação pedagógica do professor universitário: reflexões a partir de uma experiência. In: PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. (Org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez , 2011. p. 75-100.

CORRÊA, G. T.; RIBEIRO, V. M. B. A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 319-334, abr./jun. 2013.

CUNHA, Maria Isabel, LEITE, Denise. Decisões Pedagógicas e Estruturas de Poder na Universidade. Campina, SP: Papirus, 1996.

CUNHA. Maria Isabel. Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara: Junqueira e Marin Editores, 2006.

CUNHA, Maria Isabel, BROILO, Cecília. Pedagogia Universitária e produção do conhecimento. Porto Alegre, EdiPUCRS, 2008.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez , 2006.

FREITAS, H. C. L. Formação de Professores no Brasil: 10 anos de embates entre projetos de formação. Educação e Sociedade. Campinas, v. 23, n. 80, 2002. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/veiculos_de_comunicacao/EDS/VOL23_N80/EDS_ARTIGO23N80_8.PDF Acessado em 01 ago 2022.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018. 160 p.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: O neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019 (Original: 2003)

GATTI, B. A. Reflexão sobre os desafios da pós-graduação: novas perspectivas sociais, conhecimento e poder. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 18, set./dez. 2001.

JOAQUIM, N. de F.; VILAS BOAS, A. A.; CARRIERI, A. de P. Estágio docente: formação profissional, preparação para o ensino ou docência em caráter precário? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 351-365, abr./jun. 2013.

LIBÂNEO, J. C. Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação. In: PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. (Org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez , 2011. p. 188-212.

Lima, José Ossian Gadelha de e Leite, Luciana RodriguesO estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [online]. 2019, v. 100, n. 256 [Acessado 25 Julho 2022] , pp. 753-768. Disponível em: <https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.3986>. Epub 17 Jan 2020. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.3986.

MIZUKAMI, N. M. G. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 1, dez. 2005.

PACHANE, G. G. Teoria e prática na formação de professores universitário: elementos para discussão. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (org.). Docência na educação superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. Cap. 1. p. 97-145.

PACHECO, G. G. A importância da formação pedagógica para o professor universitário: a experiência da UNICAMP. 2003. 268 f. Tese (Doutorado em Educação) -Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2003.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

RIBEIRO, Gabriela Machado; ZANCHET, B. M. B. A. Repercussões do estágio de docência orientada na formação de professores universitários. ANPED SUL, v. 10, p. 866-0, 2014.

SHIROMA, E. O. Política de profissionalização: aprimoramento ou desintelectualização do professor? Intermeio (UFMS), Campo Grande, v. 9, n. 17, 2003. Disponível em: http://www.gepeto.ced.ufsc.br/arquivos/1versaoelcia.pdf Acessado em: 01 ago 2022

SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade. Salvador: EDUFBA, 2010.

VALÊNCIO, N. F. L. S. A indissociabilidade entre Ensino/ Pesquisa/ Extensão: verdades e mentiras sobre o pensar e o fazer da Universidade Pública no Brasil. Proposta. n. 83, p.72-81, dez. 1999/fev. 2000. Disponível em: < www.fase.org.br/proposta/ 83/72-82.pdf > Acesso em: 17 de jul de 2022

VASCONCELOS, M. L. M. C. Contribuindo para a formação de professores universitários: relatos de experiências. In: MASETTO, M. T. (Org.). Docência na universidade 4. ed. Campinas: Papirus , 2002. p. 77-94.

VERHINE, R. E.; DANTAS, L. M. V. Estágio de docência: conciliando o desenvolvimento da tese com a prática em sala de aula. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 4, n. 8, p. 171-191, dez. 2007. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/128. Acesso em: 25 jul. 2022.

VIEIRA, R. A. Formação pós-graduada e docência no ensino superior: mapeamento das discussões sobre o estágio de docência na RBPG/CAPES. Revista Contrapontos, v. 13, n. 2, p. 94-101, 2013. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/4462. Acesso em: 20 de julho de 2022

Téléchargements

Publié-e

2023-02-02

Comment citer

RIBEIRO, Adriane Corrêa; SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da. Estágio de docência no Stricto Sensu: compromisso com a formação docente crítica. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–15.e14095, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-15.e14095. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14095. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.