Estágio de docência no POSEDUC/UERN

contribuições na formação do professor-pesquisador

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-16.e14138

Mots-clés :

Prática docente, . Pós-graduação em educação, Professor-pesquisador

Résumé

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma experiência desenvolvida no estágio de docência em um Programa de Pós-Graduação em Educação. A abordagem qualitativa norteia esse processo, cujas fontes de pesquisas são: o Plano de Atividades do Estágio de Docência e o diário de aula. A relação teoria-prática na pós-graduação em educação induz, aos poucos, a uma formação crítico-reflexiva do professor-pesquisador, fazendo com que a identidade docente seja mobilizada, não obstante as dificuldades vividas durante as atividades remotas. 

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Maria Beatriz Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pedagoga - CAPF/UERN, Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica - FAVENI, Mestranda em Educação - POSEDUC/UERN. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado Educação e Sociedade (GEPEES/UERN). As áreas de interesse pesquisa são: avaliação, responsabilização, políticas educacionais.

Mie Nakayama Dantas da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), especialização em Gestão de Pessoas pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC/UERN). Atualmente é suporte pedagógico e professora educação especial do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica, atuando na Educação Básica e Educação Profissional. As áreas de interesses de pesquisas são: Políticas e Gestão Educacional, eleições escolares, gestão democrática e participação.

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Publié-e

2023-02-02

Comment citer

SOUZA, Allan Solano; FERNANDES, Maria Beatriz; SILVA, Mie Nakayama Dantas da. Estágio de docência no POSEDUC/UERN: contribuições na formação do professor-pesquisador. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–16.e14138, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-16.e14138. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14138. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu

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