Saberes docentes à luz da complexidade e transdisciplinaridade na renovação da prática pedagógica em busca do diálogo e da ética
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p185-197Mots-clés :
Práticas pedagógicas, Complexidade, Transdisciplinaridade, Saberes docentesRésumé
Nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, buscou-se investigar quais saberes docentes podem ser identificados no pensamento complexo e transdisciplinar que possibilitam a renovação da prática pedagógica, com o objetivo de analisar junto a professores doutorandos a pertinência da construção de saberes docentes baseados no paradigma complexo e transdisciplinar, como construtos que possam subsidiar novas práticas pedagógicas. Como resultados, foi possível perceber que a abordagem da complexidade e o acolhimento da visão transdisciplinar exigem a reforma do pensamento e a necessidade emergente da religação dos saberes requeridos para o desenvolvimento de uma prática pedagógica inovadora.
Téléchargements
Références
AUTOR. Docência universitária no paradigma da complexidade: caminho para a visão transdisciplinar formação de professores. In: MAGALHÃES, S. M.; SOUZA, R. C. C. R. Formação de professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2012. p.143-178.
MORAES, M. C. Transdisciplinaridade e educação. In: MAGALHÃES, S. M.; SOUZA, R. C. C. R. Formação de professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2012. p. 71-91.
MORAES, M. C. Da ontologia e epistemologia complexa à metodologia transdisciplinar. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 1-19, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/36344. Acesso em: 30 set. 2022.
MORAES, M. C. Paradigma educacional ecossistêmico: por uma nova ecologia da aprendizagem humana. Rio de Janeiro: Wak, 2021.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
MORIN, E. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. São Paulo: Bertrand Brasil, 2011.
NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.
OLIVEIRA, Z. M. F. Resenha da obra MORAES, Maria Cândida; NAVAS, Juan Miguel Batalloso (Col). Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas: Papirus, 2015. 191 p. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 1, p. 290-293, jan./abr. 2017 Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8705/5238. Acesso em: 30 set. 2022.
PETRAGLIA, I. Educação e complexidade: os sete saberes na prática pedagógica. In: MORAES, M. C.; ALMEIDA, M. C. (Org.). Os sete saberes necessários à educação presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).