Contribuições do estágio de docência para formação de formadores

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-19.e14217

Mots-clés :

Estágio em docência, Pós-Graduação, Formação de professores

Résumé

Buscamos neste artigo conhecer as contribuições dos estágios em docência para formação de formadores, considerando os aspectos que se apresentam neste contexto. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, em que se utilizou o questionário, através do Google Formulários, para produção dos dados, aplicados para sete participantes. Utilizamos a técnica de análise de conteúdo para análise dos dados que proporcionou chegarmos a duas categorias de análise, sendo: 1) Contribuições para o processo formativo; 2) Contribuições para atuação profissional no Ensino Superior. Evidenciamos que este estágio é demasiadamente importante para formar formadores de formadores, construir conhecimentos e mobilizar saberes.

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Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/ CNPq/UESB) e Docência, Currículo e Formação (CEPEP/ CNPq/UFRB).

Roselane Duarte Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Recife (UFPE). Pós-Doutorado pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB.

Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-Doutorado pela Universidade Federal da Bahia. Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Grupo de Pesquisa em Estudos Pedagógicos/UESB

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Publié-e

2023-02-02

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FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Contribuições do estágio de docência para formação de formadores. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–19.e14217, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-19.e14217. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14217. Acesso em: 16 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu

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