Complexidade e transdisciplinaridade

uma via para formação inicial em pedagogia

Auteurs-es

  • Daniele Saheb Pedroso Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Cléo Mann
  • Michelle Jordão Machado União Marista do Brasil (UMBRASIL)

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p219-238

Mots-clés :

Complexidade, Transdisciplinaridade, Formação de professores, Pedagogia

Résumé

O presente estudo consiste em oportunizar contribuições para a formação inicial de professores no curso de Pedagogia, sob o viés da complexidade e da transdisciplinaridade. Com o objetivo de identificar se as concepções e princípios de um pensamento complexo e transdisciplinar estão presentes na formação inicial de professores em Pedagogia, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com participação de quatro professores formadores que atuam no curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior privada, localizada em Curitiba/PR e estudantes formandos do 8º período. Nesse estudo, foram explanadas as principais contribuições que indicaram a construção de um tecido complexo de saberes docentes e dimensões humanas, construídos a partir do vínculo afetivo, da criatividade, das diferentes linguagens, da pesquisa e da tecnologia.

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Publié-e

2022-12-23

Comment citer

SAHEB PEDROSO, Daniele; MANN, Cléo; JORDÃO MACHADO, Michelle. Complexidade e transdisciplinaridade: uma via para formação inicial em pedagogia. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 219–238, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p219-238. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14231. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar

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