Da visibilidade ao apagamento

implicações da Resolução CNE/CP nº 02/2019 na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15116

Mots-clés :

Formação de Professores., Educação de Jovens e Adultos., Resolução CNE/CP 02/2015, Resolução CNE/CP 02/2019.

Résumé

Não é de hoje que o debate acerca da formação de professores merece destaque. Nos últimos anos, devido aos enfrentamentos em relação à apressada aprovação da Resolução CNE/CP 02/2019, particularmente em contraponto à conquistada Resolução CNE/CP 02/2015, a discussão se intensificou. Inserido nesse contexto, este artigo, ancorado na legislação e na literatura, considerando o questionamento – qual o espaço da formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Resolução CNE/CP n 02/2019? – busca analisar, comparar, refletir e problematizar sobre como a formação de professores e professoras para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) encontra-se nas DCNs de 2015 e de 2019. Verificamos um retrocesso na formação de professores para a EJA com a aprovação acelerada da Resolução CNE/CP 02/2019, caracterizada por uma formação desarticulada, realizada de forma aligeirada, desconexa das formações continuadas e carecedora de políticas educacionais genuinamente formativas, ou seja, humanas, críticas e reflexivas.

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Biographie de l'auteur-e

Renata Cristina Lopes Andrade, Universidade Federal do Acre/UFAC

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista/UNESP/Câmpus de Marília. Professora da Universidade Federal do Acre/UFAC, Centro de Educação, Letras e Artes/CELA, área de Fundamentos da Educação.

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Publié-e

2023-05-10

Comment citer

ALBUQUERQUE, Olga Mirian Alves Pereira de; DOS SANTOS, Nádson Araújo; ANDRADE, Renata Cristina Lopes. Da visibilidade ao apagamento: implicações da Resolução CNE/CP nº 02/2019 na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) . Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15116, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15116. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15116. Acesso em: 27 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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