Serviço social e educação

particularidades no contexto brasileiro e português

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15849

Mots-clés :

Serviço Social, Educação, Políticas públicas

Résumé

Este artigo discute a relação entre serviço social e educação na realidade brasileira e portuguesa. Foi delineada a trajetória da organização educativa mediante as determinações sociais, históricas, políticas e econômicas que a influenciaram e a prática interventiva do assistente social frente às vulnerabilidades sociais do espaço educativo. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e explicativa, através de pesquisa bibliográfica e documental. Se concluiu que as particularidades dos países conduziram o desenvolvimento de suas políticas públicas e a forma como se manifestam na sociedade, deixando espaço para aprofundamento teórico em estudos futuros.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Anna Laura Brandão Albuquerque Leite, Universidade de Coimbra

Programa Interdisciplinar de Doutoramento em Serviço Social da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Luana Maria Mendonça Trajano Silva, Universidade de Coimbra

Programa Interdisciplinar de Doutoramento em Serviço Social da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Maisa Gomes Brandão, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Professora aposentada da Universidade Federal de Alagoas – UFAL e Assessora Técnica da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Références

ALMEIDA, S.; MACHADO, I. MELO, S. Serviço Social em escolas e efetivação do direito à educação: representações e práticas profissionais. In: XV Congresso Português de Sociologia – Identidades em rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente. 29 a 31 de mar. Lisboa, 2021.

ANDRADE, A. R. Serviço Social – a garantia do direito à educação em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Mestrado em Intervenção Social na infância e juventude em risco de Exclusão Social. Porto: ISSSP, 2021.

APSS. Código Deontológico dos Assistentes Sociais em Portugal. Lisboa, 2018. Disponível em: https://www.eas.pt/wp-content/uploads/2018/12/C%C3%B3digo-Deontol%C3%B3gico-dos-Assistentes-Sociais-C%C3%B3pia-1.pdf Acesso em: 20 jun. 2023.

BATISTA, I. de L.; SALVI, R. F. Perspectiva pós-moderna e interdisciplinaridade educativa: pensamento complexo e reconciliação integrativa. In: Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 2006, v. 8, n. 02, pp. 171-183. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172006080206

BENAVENTE, A. O Pacto educativo para o futuro: um instrumento estratégico para o desenvolvimento educativo em Portugal. In: Revista Iberoamericana de Educación, v. 34, p. 69-108, 2004.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 05 jun. 2023.

BRASIL. Lei n° 8.662, de 7 de junho de 1993. Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8662.htm Acesso em: 05 jun. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 05 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 05 jun. 2023.

CAMPOS, L. D. S. O profissional de serviço social na educação infantil. 103 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social). Universidade Estadual Paulista. Franca: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2012.

CARVALHO, F. A. O Serviço Social e a interdisciplinaridade. In: Revista Diálogos: pesquisa em extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domínio epistemológico. Brasília, v.18, n.1, dez, p. 74-79, 2012.

CFESS. Serviço Social na Educação. Brasília-DF: Conselho Federal de Serviço Social, setembro/2001. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/SS_na_Educacao(2001).pdf Acesso em: 06 jun. 2023

CFESS. Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na política de educação. 2013. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/brochuracfess_subsidios-as-educacao.pdf Acesso em: 10 jun. 2023.

DENTZ, M. V.; SILVA, R. R. D. da. Dimensões históricas das relações entre educação e Serviço Social: elementos para uma revisão crítica. In: Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 121, p. 7-31, mar. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-6628.011.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Trad. Stephania Matousek. Petrópolis: RJ, Vozes, 2011. Coleção textos fundantes da educação.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). O que é interdisciplinaridade?. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1987.

IAMAMOTO, M. V. O debate contemporâneo da Reconceituação do Serviço Social: ampliação e aprofundamento do marxismo. In: Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998.

______. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. CFESS, ABEPSS. In: Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília: CEAD/UNB, 2009.

IAMAMOTO, M. V.; CARVALHO, R. de. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 27 ed. São Paulo: Cortez: 2009.

JUNQUEIRA, L. A. P. Descentralização, intersetorialidade e rede na gestão da cidade. In: Organ. Soc., Salvador, v. 11, p. 129-139, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-9110009.

KULLOK, M. G. B. Relação professor-aluno no contexto ensino-aprendizagem: as exigências na atualidade. In: KULLOK, Maisa Gomes Brandão (Org.). Relação professor-aluno: contribuições à prática pedagógica. Maceió: Edufal, 2002.

MARQUES, M. O modelo educativo das escolas profissionais: um campo potencial de inovação. Lisboa: Educa, 1993.

MARTINS, E. B. C. Educação e serviço social: elo para a construção da cidadania [online]. São Paulo: Editora UNESP. 2012. 277 p. ISBN 978-85-3930-243-7.

MARTINS, E. B. C. O rebatimento das expressões da questão social no cotidiano escolar e a contribuição do serviço social. In: DAVID, CM., et al., orgs. Desafios contemporâneos da educação [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. Desafios contemporâneos collection, p. 216-236. ISBN 978-85-7983-622-0.

MENDONÇA, A. M. A. Problemática do Insucesso Escolar: a escolaridade obrigatória no Arquipélago da Madeira em finais do século XX (1994-2000). Dissertação para a obtenção do grau de Doutor em Sociologia da Educação. Madeira, Portugal: Universidade da Madeira, 2006.

NOGUEIRA, B. C. de A. A intervenção do serviço social nas escolas TEIP: mais perto para chegar mais longe. Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Mestrado em Serviço Social. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2011.

OLIVEIRA, J. L. R. de. Explorando outros cenários: o Serviço Social no espaço escolar. Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. João Pessoa: UFPB, 2013.

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/ Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. – 1. ed. – Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009. 72 p.

PORTUGAL. Constituição de 11 de abril de 1933. Disponível em: https://www.parlamento.pt/Parlamento/Documents/CRP-1933.pdf Acesso em: 15 jun. 2023.

PORTUGAL. Lei n.º 40 de 14 de outubro de 1986. Lei de Bases do Sistema Educativo. Disponível em: https://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=1744&tabela=leis&so_miolo Acesso em: 15 jun. 2023.

SCHNEIDER, G.; HERNANDORENA, M. do C. Serviço Social na Educação: perspectivas e possibilidades. Porto Alegre: CMC, 2012.

SEBASTIÃO, J. e CORREIA, S. V. A democratização do ensino em Portugal. Centro de Investigação e Estudos de Sociologia/Escola Superior de Educação de Santarém. Santarém: Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, 2007.

VIEIRA, A. M. S. M.; VIEIRA, R. A escola em busca de profissionais sociais: narrativas sobre mediação escolar. In: Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 10, 2009, Bragança. Anais eletrônicos. Bragança: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico, 2009. p. 1 – 12. Disponível em: https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/464/1/A%20escola%20em%20busca%20de%20profissionais%20sociais_narrativas%20sobre%20.pdf Acesso em: 20 jun. 2023.

Téléchargements

Publié-e

2023-09-05

Comment citer

LEITE, Anna Laura Brandão Albuquerque; SILVA, Luana Maria Mendonça Trajano; BRANDÃO, Maisa Gomes. Serviço social e educação: particularidades no contexto brasileiro e português. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15849, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15849. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15849. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

Articles similaires

<< < 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.