Ensino secundário em Moçambique
impacto dos currículos operacional e oculto na qualidade de ensino
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15929Mots-clés :
Ensino secundário, Currículo, Qualidade de ensinoRésumé
Neste artigo, buscou-se compreender fatores que comprometem a qualidade de ensino no Sistema Nacional de Educação de Moçambique, especificamente do Ensino Secundário, a partir de revisão documental das políticas educativas e descrição de contextos reais.
Téléchargements
Références
ARROYO, Miguel Gonzáles. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.
DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F.; SANTOS, C. D. A. A qualidade da educação: conceitos e definições. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2007. (Série Documental: Textos para Discussão).
LIBÂNEO, J. C. Produção de saberes na escola. In: CANDAU, V. M. (org.). Didática, currículo e saberes escolares. 2. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
MANDLATE, Celso Daniel. Formação e atuação de professores no ensino secundário do sistema nacional de educação: o período pós-colonial em Moçambique. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
MOÇAMBIQUE. Lei n.º 18, de 28 de dezembro de 2018. Revisão da Lei sobre o Sistema Nacional de Educação. Boletim da República, Maputo, n. 3748, 1ª série, capítulo 1º, p. 20-325, 28 de dez. 2018. Disponível em: https://mept.org.mz/wp-content/uploads/2020/02/Lei-n%C2%BA-18-2018-28-Dezembro_-SNE.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
MOÇAMBIQUE. Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH). Plano Estratégico da Educação 2020-2029. Maputo: Diplac, 2020a. Disponível em: https://planipolis.iiep.unesco.org/sites/default/files/ressources/2020-22-mozambique-esp.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
MOÇAMBIQUE. Programa Quinquenal do Governo: 2020-2024. Maputo: Governo de Moçambique, 2020b. Disponível em: http://www.ts.gov.mz/images/PQG_2020.2024_Versao_AR__02042020-min.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. Currículo, cultura e sociedade. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
PACHECO, J.A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 2001.
SACRISTÁN, G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SARAIVA, M.; REIS, E; ROLDÃO, V. Conceituar a qualidade de ensino: uma aplicação prática no ISCTE e na Universidade de Évora. Évora: EU, 2006.
SENGULANE, H. Teoria de currículo. Chongoene: Unisave, 2022.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
VARELA, B. L. O currículo e o desenvolvimento curricular: concepções, práxis e tendências. Praia: Edições Unicp, 2013.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).