Conhecimento interpretativo de futuros professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais ao atribuírem significado a produções de alunos no contexto de abordagens alternativas ao algoritmo típico da subtração
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16020Mots-clés :
Conhecimento Interpretativo, MTSK, Subtração, Tarefas para a Formação, Anos IniciaisRésumé
O conhecimento do professor de matemática é considerado especializado e essa especialização no conhecimento matemático e pedagógico sustenta a prática matemática implementada. Buscando contribuir para que as discussões em sala de aula com os alunos assumam como ponto de partida o que estes conhecem da matemática que se pretende discutir e como a conhecem, torna-se essencial que o professor detenha um conhecimento que lhe permita “escutar o pensamento” matemático dos alunos e interpretar e atribuir significado às produções, raciocínios e formas de pensar dos alunos para possa, posteriormente, tomar as decisões pedagógicas de acordo com o objetivo de aprendizagens matemáticas definido. Esse é um conhecimento matemático especializado denominado de Conhecimento Interpretativo. Considerando o contexto da subtração, que é um dos tópicos em que os alunos apresentam dificuldades, além do fato de que esse Conhecimento Interpretativo não se desenvolve na prática, sendo requeridos contextos formativos com esse fito, foi desenhada e implementada uma Tarefa para a Formação, que serviu de instrumento de coleta de informações em um contexto formativo com 26 futuros professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Os resultados revelaram que os futuros professores sabem encontrar a resposta para o problema para os alunos, mas uma quase exclusividade de uma interpretação avaliativa das produções de alunos, buscando uma correspondência com a sua própria forma de proceder em matemática e um uso de uma linguagem matemática de forma inadequada até para descrever os passos efetuados.
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