A metodologia da bricolagem

uma possibilidade em pesquisas pós-críticas em educação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16909

Mots-clés :

Bricolagem, Análises fílmicas, Educação, Estudos Culturais

Résumé

Este ensaio propõe a bricolagem como metodologia para analisar filmes na vertente pós-crítica dos estudos culturais, destacando a importância da decupagem e análise fílmica para desconstruir narrativas culturais. Ao combinar essas técnicas, os pesquisadores obtêm uma ferramenta flexível para questionar discursos hegemônicos, explorar relações de poder e compreender dinâmicas de exercício e resistência em produções fílmicas, enriquecendo os estudos culturais foucaultianos e promovendo uma abordagem não convencional na análise de dados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Kamila Lockmann, Universidade Federal de Rio Grande/FURG

Doutora (2013) e Mestre (2010) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão e Administração Escolar (Licenciatura Plena) pela Universidade FEEVALE (2006). Professora Associada do Instituto de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande. É Editora Chefe da Revista Brasileira de Educação Especial - RBEE, desde 2022 e foi editora associada da mesma revista pelo período de 2019-2021. É membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Foi membro do Comitê científico do GT 10 da da Anped-Sul (2017-2021) e, atualmente, é vice-coordenadora do GT 13 da ANPED Nacional. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/exclusão (GEIX/FURG/CNPq) e é pesquisadora integrante da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE) Integra também a Red de Investigación en Educación y Pensamiento Contemporáneo (RIEPCO), uma rede que reúne pesquisadores latino-americanos do Brasil, Colômbia, México, Argentina e Uruguai. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FURG) - Gestão 2017-2018. Foi professora na Educação Básica e Supervisora Escolar na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Tem experiência na área de Educação trabalhando principalmente com os seguintes temas: inclusão escolar e social, currículo, avaliações em larga escala, docência e formação de professores. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

Références

ARAÚJO, I. Cinema: o mundo em movimento. São Paulo: Scipioni, 1995.

COSTA, M. V. Estudos culturais: para além das fronteiras disciplinares. Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema... p. 15-42. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000.

COSTA, M. V; SILVEIRA, R. H; SOMMER, L. H. Estudos culturais, Educação e Pedagogia. Revista Brasileira de Educação. n. 23 – Mai/Jun/Jul/Ago, 2003.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norma K.; LINCOLN, Yvonna S. et al. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Trad. Sandra Regina Netz. p. 15-42. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FABRIS, E. H. Cinema e educação: um caminho metodológico. Educação & Realidade, v. 33, n. 1, p. 117-133, 2008.

LOCKMANN, K. Ferramentas, procedimentos e posicionamentos: Uma tríade que constitui os caminhos investigativos. Pesquisas em Educação: experimentando outros modos investigativos. Coleção Cadernos Pedagógicos da EaD, v.18, 2013.

MAGALHÃES, J. C.; RIBEIRO, P. R. C. Aprende-se ciência somente na escola? Artefatos culturais para o ensino de ciências na contemporaneidade. In: SCHWANTES, L.; RIBEIRO, P. R. C. Ecos terrestres do Sul: articulando os ecossistemas ao ensino de ciências. Rio Grande: Ed. FURG, 2017, p. 47-58.

NEIRA, M. G.; LIPPI, B. G. Tecendo a colcha de retalhos: a bricolagem como alternativa para a pesquisa educacional. Educação & Realidade, v. 37, n. 2, p. 607-625, 2012.

NELSON, C.; TREICHLER, P. A.; GROSSBERG, L. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, T. T. da. (Org.). Alienígenas na sala de aula. Rio de Janeiro: Vozes, 2020.

PARAÍSO, M. A. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, p. 25-47, 2021.

STEINBERG, S. R.; KINCHELOE, J. (Orgs). Cultura infantil: a construção corporativa da infância. Trad. George Eduardo Japiassú Brício. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

VANOYE, F. Ensaio sobre a análise fílmica. Trad. Marina Appenzeller. 7ª ed. - Campinas, SP: Papirus Editora, 2012.

VEIGA-NETO, A. Teoria e Método em Michel Foucault: (im)possibilidades. In: Cadernos de Educação, Pelotas: FaE / PPGE / UFPel, v. 34, p.83-94, set./dez. 2009.

Téléchargements

Publié-e

2024-06-26

Comment citer

GONZALEZ, Anderson Luiz; LOCKMANN, Kamila. A metodologia da bricolagem: uma possibilidade em pesquisas pós-críticas em educação. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16909, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16909. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16909. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.