Crise capitalista, avanço reacionário e os desafios para as pedagogias marxistas

40 anos de Escola e Democracia

Auteurs-es

  • José Claudinei Lombardi UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17546

Mots-clés :

Crise estrutural do capitalismo, Transição para o comunismo, Marxismo e educação, Pedagogia histórico-crítica

Résumé

O texto decorre da participação na mesa redonda com o tema: “O avanço da extrema direita e os desafios das Pedagogias Marxistas hoje”, realizada no dia 30 de outubro de 2023, na XVI Jornada do Histedbr, realizada em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba (entre os dias 30 de outubro a 01 de novembro de 2023). O tema central dessa XVI jornada do Histedbr foi o 40º ano do livro “Escola e Democracia: contribuição histórica e novos desafios”, de Dermeval Saviani. A mesa redonda faz a articulação de dois aspectos: o avanço da extrema direita e os desafios que esse avanço coloca para as Pedagogias Marxistas. Busquei tratar, aqui, essas duas questões, a partir dos estudos que tenho feito e que me remetem para as profundas crises estruturais do capitalismo e que é um processo a um só tempo destrutivo - do modo de produção capitalista -, mas também de transição para um novo modo de produzir a vida material, social e espiritual. Nesse processo histórico, como parte da totalidade histórico-social, está a educação, que cumpre igualmente um papel contraditório. Nesse processo histórico, a educação não tem uma posição de determinação dos rumos da transformação, mas isso não significa que não tenha um papel importante, formando as novas gerações em conformidade com os interesses contraditórios e que se expressam nas lutas entre as classes fundamentais da sociedade burguesa - quer para aprofundar a alienação (na perspectiva do capital) ou para a formação crítica das novas gerações (na perspectiva da transformação histórica e da formação crítica). É nesse aspecto que o livro “Escola e Democracia” é importante, pois foi a partir da análise dos limites das teorias educacionais que Saviani fez a proposta de uma teoria educacional histórico-crítica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. 3. ed. Lisboa: Editorial Presença/Martins Fontes, 1980.

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ARAPIRACA, José Oliveira. A USAID e a educação brasileira. São Paulo : Cortez, 1982.

AZEVEDO, Wagner. As grandes crises financeiras e seus legados para as gerações futuras. G5partners, s/d. Disponível em: https://g5partners.com/insights/as-grandes-crises-financeiras-e-seus-legados-para-as-geracoes-futuras/. Acesso em: 17/12/22.

BELLUZZO, Luiz Gonzaga. A crise, trocada em graúdos. In: Caros Amigos. São Paulo : Editora Casa Amarela, 2008. p. 14-15

BELLUZZO, Luiz Gonzaga. Nada de novo. Folha de S. Paulo, São Paulo, 21 set. 2008. Caderno Dinheiro.

BOTTOMORE, Tom (ed.). Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1988.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

CASTRO. Cláudio de Moura. Educação, educabilidade e desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro : Tempo Brasleiro, 1976.

DOSSIÊ Dermeval Saviani. Disponível em: https://marxismo21.org/dermeval-saviani-um-marxista-da-educacao/. Acesso em: 27/03/24.

DOSSIÊ Pedagogia Histórico-Crítica. Disponível em: https://marxismo21.org/pedagogia-historico-critica/. Acesso em: 27/03/24.

DUARTE, Jéssica da Silva. O avanço do conservadorismo no Brasil e nos Estados Unidos no século XXI. Orientador: Henrique Carlos de Oliveira de Castro. 2021. 205 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Porto Alegre, RS, 2021. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/237461. Acesso em: 17/02/24.

DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a Escola de Vigotski. Campinas: Autores Associados, 1996.

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, [s/d].

FONTES, Virgínia. Capitalismo, crises e conjuntura. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/D6NmRJcx4Z98gmSSp4cCwLy/?lang=pt. Acesso em: 06/11/23.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

FREITAS, Luiz Carlos de. Três Teses Sobre As Reformas Empresariais Da Educação: Perdendo A Ingenuidade. Cadernos CEDES, Campinas, v. 36, n. 99, p. 137-153, maio-ago., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/RmPTyx4p7KXfcQdSMkPGWFy/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 17/12/23.

FRIEDMAN, Milton; FRIEDMAN, Roser. Liberdade de Escolher - O novo liberalismo econômico. Rio de Janeiro: Editora Record, 1980.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e capitalismo real. São Paulo : Cortez, 1995.

HOBSBAWM. Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998

HOBSBAWM, E. J. A Era dos Extremos: o breve Século XX - 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995

HOBSBAWM, Eric. História do Marxismo: São Paulo: Paz e Terra, 1985.

KRAWCYK, Nora; LOMBARDI, José Claudinei (Orgs.). O golpe de 2016 e a educação no Brasil. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/_files/ugd/35e7c6_fe2aef4ed34349e586ff5ef84a17f916.pdf. Acesso em: 19/10/22.

LENIN, V. I. Imperialismo, fase superior do capitalismo. São Paulo: FE/Unicamp, 2011. Link https://www.editoranavegando.com/imperialismo-fase-superior#:~:text=Imperialismo%3A%20Etapa%20superior%20do%20capitalismo. Acesso em: 19/10/22.

LINERA, Álvaro García Linera. Precisamos de uma Internacional de movimentos sociais. São Paulo 18 nov. 2009. Entrevista concedida a Brasil de Fato. Disponível em: http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/entrevistas/201cprecisamos-de-uma-internacional-de-movimentos-sociais201d. Acesso em: 25/12/22.

LOMBARDI, J. C. A educação e a Comuna de Paris: contribuição ao debate comemorativo dos 130 anos. In: BOITO JÚNIOR, Armando. (Org.) A Comuna de Paris na história. São Paulo: Xamã, 2001, p. 157-168.

LOMBARDI, J. C. A Educação e a Comuna de Paris: notas sobre a construção da escola pública, laica, gratuita e popular. In: ORSO, Paulino José; LERNER, Fidel; BARSOTTI, Paulo. A Comuna de Paris de 1871: história e atualidade. São Paulo: Ícone, 2002.

LOMBARDI, J. C. Crise capitalista: breves apontamentos. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, BA - Salvador, v. 2, n. 1, p. 27-47, jan 2010. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9603. Acesso em: 19/03/24.

LOMBARDI, J. C. Crise do capitalismo e educação - Algumas anotações. In: LOMBARDI, J.C. (org.). Crise capitalista e educação brasileira. Uberlândia, MG: Navegando Publicações, 2016. https://www.editoranavegando.com/copia-temas-em-educacao-1

LOMBARDI, J. C., SAVIANI, D. (orgs.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas, SP: Autores Associados; HISTEDBR, 2005.

LOMBARDI, J.C.; LIMA, M. (Orgs.) Educação e revolução: as revoluções nos séculos XIX e XX e as possibilidades de uma nova educação. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020a. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/_files/ugd/35e7c6_a61ea2ca612a41b4a5ef6e9d35f0b2a8.pdf. Acesso em: 19/03/24.

LOMBARDI, J. C.; BEZERRA NETO, L. Educação e revolução: as revoluções dos séculos XIX e XX e os fundamentos de uma pedagogia comunista. In: LOMBARDI, José Claudinei; LIMA, Marcos. (Orgs.). Educação e revolução: as revoluções nos séculos XIX e XX e as possibilidades de uma nova educação. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020b. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/_files/ugd/35e7c6_a61ea2ca612a41b4a5ef6e9d35f0b2a8.pdf. Acesso em: 19/03/24.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. Lisboa: Editorial Presença; Martins Fontes, 1974.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política. 7. ed. São Paulo: DIFEL, 1982. v. I

MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política. 7. ed. São Paulo: DIFEL, 1982. v. II

MARX, Karl. Prefácio - Contribuição à crítica da economia política. 1859. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/marx/1859/01/prefacio.htm. Acesso em: 19/03/24.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2002.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

MINTO, Lalo W. Neoliberalismo (Verbete) - Navegando pela História da Educação Brasileira. Campinas, SP: HISTEDBR, FE, UNICAMP, 2006. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_neoliberalismo1.htm. Acesso em: 19/03/24.

MINTO. Lalo W. Teoria do Capital Humano (Verbete) - Navegando pela História da Educação Brasileira. Campinas, SP: HISTEDBR, FE, UNICAMP, 2006. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_teoria_%20do_capital_humano.htm. Acesso em: 19/03/24.

PONCE, Aníbal. Educação e luta de Classes. 10. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1990.

ROSSI, Wagner. Capitalismo e educação: contribuição ao estudo crítico da economia da educação capitalista (1978).

SAMPAIO JÚNIOR, Plínio de Arruda. Apresentação: Por que voltar a Lênin? Imperialismo, Barbárie e Revolução. In: LENIN, V. I. Imperialismo, fase superior do capitalismo. Campinas, SP: FE/Unicamp, 2011. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/imperialismo-fase-superior#:~:text=Imperialismo%3A%20Etapa%20superior%20do%20capitalismo. Acesso em: 19/03/24

SANTANA, Luiz Carlos. Liberalismo, ensino e privatização: um estudo a partir dos clássicos da economia política. Campinas: Faculdade de Educação, Unicamp, 1997.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica - Primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1991.

SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

SCHULTZ, Theodore W. O Valor Econômico da Educação. Rio de Janeiro, Zahar, 1973.

SMITH, Adams. Investigación Sobre la Natureza y Causas de la Riqueza de las Naciones. México: Fondo de Cultura Ecomómica, 1958.

Téléchargements

Publié-e

2024-05-29

Comment citer

LOMBARDI, José Claudinei. Crise capitalista, avanço reacionário e os desafios para as pedagogias marxistas: 40 anos de Escola e Democracia. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17546, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17546. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17546. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: 40º aniversário do livro Escola e Democracia: contribuição e novos desafios

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.