Trajetórias docentes
múltiplas vozes em um acervo de história pública
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17550Mots-clés :
Rede Trajetórias Docentes, Histórias de vida, Narrativas autobiográficas., Aprendizagem narrativa., História públicaRésumé
O objetivo deste trabalho é delinear alguns caminhos trilhados entre a construção de um acervo de narrativas públicas de professores e sua constituição na Rede Trajetórias Docentes, refletindo sobre os usos potenciais das autobiografias de professores, em diferentes formatos e linguagens, como estratégia de formação profissional e como fonte para a história da educação, aberta à pesquisa histórica e ao debate acerca da profissão e do trabalho docente. O texto focaliza também a produção de narrativas no contexto do curso Trajetórias Docentes, oferecido pela Rede no ano de 2023, voltado a professores em diferentes momentos de vida e carreira. Tais discussões estabelecem diálogos com autores e concepções cruciais para a pesquisa na fronteira entre História e Educação, especialmente António Nóvoa e Ivor F. Goodson, tematizando abordagens em histórias de vida, teoria e história do currículo e aprendizagem e currículo narrativo. Também os círculos de cultura, presentes na obra de Paulo Freire, bem como suas ressonâncias mais recentes no trabalho de bell hooks, sobretudo em torno da noção de comunidades de aprendizagem, fazem parte do escopo do texto. Por fim, a partir das contribuições de Ricardo Santhiago e Juniele Rabêlo de Almeida, aborda algumas conexões entre história pública, ensino de história e educação. A síntese deste percurso traz à tona a fecundidade do diálogo circular entre memórias de professoras e professores e seus usos na formação docente, inicial e continuada, como fonte de pesquisa histórica, na perspectiva de uma aprendizagem narrativa da profissão.
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Références
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