Direito à educação e desigualdades

efeitos estruturais e escolares durante a pandemia da covid-19 no Brasil

Auteurs-es

  • Alexandre William Barbosa Duarte Universidade Federal de Minas Gerais
  • Dalila Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico https://orcid.org/0000-0003-4516-6883

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17886

Mots-clés :

Pandemia, Desigualdades educacionais, Direito à educação, Desigualdade social

Résumé

Este artigo analisa os efeitos da pandemia da covid-19 sobre o direito à educação no Brasil e a reprodução das desigualdades educacionais. Utilizando uma abordagem contextual baseada em indicadores socioeconômicos e educacionais, o estudo conclui que a interseção dos efeitos estruturais e escolares afetou de forma desigual os grupos sociais, prejudicando mais a população negra de baixa renda sobrerrepresentada na escola pública.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Alexandre William Barbosa Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Assistente de pesquisa do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG). Membro integrante do Grupo de Trabalho do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) "Políticas educativas y derecho a la educación". Membro integrante da International Research Networks (IRNS/WERA) Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession Facing the Challenges of Globalization. Bolsista de doutorado da CAPES.

Références

BARROS, Luciano. A década mais que perdida do Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, n. 64, p. 41-67, set-dez., 2022.

BLUNDELL, Richard; DIAS, Mônica Costa; JOYCE, Robert; XU, Xiaowei. COVID‐19 and Inequalities. Fiscal Studies, vol. 41, no. 2, 2020, pp. 291-319. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdfdirect/10.1111/1475-5890.12232. Acesso em: 23 jul. 2024.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n.º 2, de 5 de agosto de 2021. Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação de medidas no retorno à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem e para a regularização do calendário escolar. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 148, p. 83, 6 ago. 2021.

BRASIL. Decreto Legislativo n. 6, de 20 de março de 2020. Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, 20 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer Conselho Nacional de Educação n.º 05/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECPN52020.pdf?query=covid. Acesso em: 23 jul. 2024.

Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL). La paradoja de la recuperación en América Latina y el Caribe Crecimiento con persistentes problemas estructurales: desigualdad, pobreza, poca inversión y baja productividad. Informe Especial COVID-19 nº 11. 2021

CURY, Carlos Roberto Jamil. O direito à educação no Brasil: histórico e impasses. YouTube, transmitido ao vivo em 16 de fev. de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TvHBY32vYuE&t=3451s. Acesso em 20 de jul. de 2022.

FAO; IFAD; UNICEF; WFP; WHO. The State of Food Security and Nutrition in the World 2022: repurposing food and agricultural policies to make healthy diets more affordable. Rome: FAO, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4060/cc0639en. Acesso em: 22 jul. 2024.

Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF. Enfrentamento da cultura do fracasso escolar: reprovação, abandono e distorção idade-série. São Paulo: CENPEC, 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/enfrentamento-da-cultura-do-fracasso-escolar. Acesso em: 13 jun. 2024.

Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO. Trabalho docente em tempos de pandemia: relatório técnico. Belo Horizonte: Gestrado, 2020. Disponível em: https://gestrado.net.br/wp-content/uploads/2020/08/cnte_relatorio_da_pesquisa_covid_gestrado_v03.pdf. Acesso em: 22 jul. 2024.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Síntese de indicadores da PNAD contínua. Rio de Janeiro: IBGE, 2023.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sinopse Estatística do Questionário Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil - Educação Básica. Brasília: Inep, 2021a. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar. Acesso em: 26 de junho de 2024.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sinopse Estatística da Educação Básica 2020. Brasília: Inep, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 26 de junho de 2024.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sinopse Estatística da Educação Básica 2021. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 26 de junho de 2024.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sinopse Estatística da Educação Básica 2023. Brasília: Inep, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 26 de junho de 2024.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Saeb 2021: Indicador de Nível Socioeconômico do Saeb 2021: nota técnica. Brasília, DF: Inep, 2023.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sinopse Estatística do Questionário Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil - Educação Básica. Brasília: Inep, 2022a. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar. Acesso em: 26 de junho de 2024.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Microdados do Saeb 2019. Brasília: Inep, 2021b. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/saeb. Acesso em: 20 jul. 2024.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Microdados do Saeb 2021. Brasília: Inep, 2022b. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/saeb. Acesso em: 20 jul. 2024.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: 2019: resumo técnico. Brasília: Inep, 2021c.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: 2021: resumo técnico. Brasília: Inep, 2022c.

LUHMANN, Niklas. Introdução à teoria dos sistemas. Tradução Ana Cristina Arantea Nasser. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

MARMOT, Michael; ALLEN, Jessica; GOLDBLATT, Peter; HERD, Eleanor; MORRISON, Joana. Build Back Fairer: The COVID-19 Marmot Review. The Pandemic, Socioeconomic and Health Inequalities in England. London: Institute of Health Equity, 2020. Disponível em: https://www.instituteofhealthequity.org/resources-reports/build-back-fairer-the-covid-19-marmot-review. Acesso em: 23 jul. 2024.

MARTINS, Norberto Montani. Política monetária brasileira nos governos Dilma (2011-2016): um ensaio de ruptura e a restauração do conservadorismo. Economia e Sociedade, v. 31, n. 1, p. 43–63, jan. 2022.

MILLIET, Joana Sobral; DUARTE, Rosalia; CARVALHO, José Mauricio Avilla. Letramento midiático de professores e o ensino emergencial remoto na pandemia da COVID 19. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 32–52, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665894. Acesso em: 27 jul. 2024.

NERI, Marcelo. “Mapa da Nova Pobreza”. FGV Social: Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://cps.fgv.br/MapaNovaPobreza. Acesso em: 13 jul. 2022.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; PEREIRA JUNIOR, Edmilson Antônio. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Retratos da Escola, v. 14, n. 30, p. 719–734, 2021. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1212. Acesso em: 22 jul. 2024.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; PEREIRA JÚNIOR, Edmilson; CLEMENTINO, Ana Maria. Trabalho docente em tempos de pandemia – Relatório Técnico. Belo Horizonte: Gestrado/UFMG, 2021. Disponível em: https://gestrado.net.br/wp-content/uploads/2021/09/TRABALHO-DOCENTE-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA-3108-compactado.pdf. Acesso em: 13 jul. 2024.

PARSONS, Talcott. Estructura y processo en las sociedades modernas. Madrid: Instituto de Estudios Politicos, 1966.

Téléchargements

Publié-e

2024-08-30

Comment citer

DUARTE, Alexandre William Barbosa; ANDRADE OLIVEIRA, Dalila. Direito à educação e desigualdades: efeitos estruturais e escolares durante a pandemia da covid-19 no Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17886, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17886. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17886. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: As políticas educacionais na América Latina e as disputas pelo direito à educação

Articles similaires

<< < 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.