Percepções de docentes dos anos iniciais sobre a volta ao ensino presencial

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18207

Mots-clés :

Educação, Ensino Fundamental, Ensino presencial, Trabalho pedagógico, Pandemia

Résumé

Este artigo analisa as percepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre aspectos considerados desafiantes durante o processo de retorno ou na volta ao ensino presencial. Por meio de uma leitura e discussão dos dados de um Survey, aplicados a métodos da Estatística Descritiva, os resultados discutidos revelam aspectos sobre dinâmicas e decisões relativas ao trabalho pedagógico na escola. A posição defendida é a da presença dos professores como agentes ativos que não se eximem da tarefa de resguardar o direito à alfabetização.

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Marta Nörnberg, UFPel - Universidade Federal de Pelotas

Professora Associada do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. Bolsista em Produtividade em Pesquisa CNPq – nível 2. Vice-líder do GEALE – Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa com ênfase em Formação de Professores e Teoria e Prática Pedagógica, conduzindo e orientando estudos sobre processos formativos; docência nos anos iniciais; educação, cuidado e escola pública; planejamento e avaliação de práticas educativas.

Nilton José Neves Cordeiro, Universidade do Vale do Acaraú

Doutor em Educação (UFPel) e Mestre em Estatística (UFPE). É Professor do curso de Licenciatura em Matemática da UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Pesquisador do GEALE - Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita.

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Publié-e

2024-11-10

Comment citer

NÖRNBERG, Marta; NEVES CORDEIRO, Nilton José. Percepções de docentes dos anos iniciais sobre a volta ao ensino presencial. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18207, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18207. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18207. Acesso em: 13 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

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