INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA NO COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO DUTRA

Auteurs-es

  • Nathália Rosa Santos Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
  • Obertal da Silva Almeida Mestre na área de concentração em Fitotecnia. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
  • Matheus Saloes Freitas Mestre em Genética e Biodiversidade, Professor do Colégio Estadual Alfredo Dutra de Itapetinga-BA
  • Nádia Amorim Pereira Mestre em Genética e Biodiversidade, Professora do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães de Itapetinga.

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p136

Mots-clés :

Intervenções didáticas, PIBID, Biologia

Résumé

O objetivo deste trabalho é descrever as intervenções didáticas desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência em três turmas de 1º ano do ensino médio no Colégio Estadual Alfredo Dutra. Os dados foram analisados a partir de 9 atividades que promoveram a participação e envolvimento dos alunos ao estimular suas habilidades, aproximando teoria e prática a partir da investigação, experimentação, construção de modelos didáticos e sequência didática. O dinamismo que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência trouxe às atividades propostas deu um suporte ao ensino dos conteúdos, foi relevante para o desenvolvimento de aulas mais interativas na construção do conhecimento e foi importante tanto para os alunos quanto para o professor supervisor e os bolsistas de iniciação a docência, pois houve articulação de várias faces do ensino e da aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Obertal da Silva Almeida, Mestre na área de concentração em Fitotecnia. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Departamento de Ciências Exatas e Naturais

Área de Ensino em Ciências

Téléchargements

Publié-e

2017-08-30

Comment citer

SANTOS, Nathália Rosa; ALMEIDA, Obertal da Silva; FREITAS, Matheus Saloes; PEREIRA, Nádia Amorim. INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA NO COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO DUTRA. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 136, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n18p136. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2626. Acesso em: 16 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.