ESCOLA E DESENRAIZAMENTO SOCIAL: EXPRESSÕES DA JUVENTUDE RURAL NA REGIÃO DO SEMIÁRIDO DE ALAGOAS (BRASIL)
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p125Mots-clés :
Políticas públicas. Educação do campo. Juventude rural.Résumé
O presente artigo apresenta uma investigação que visou analisar a relação entre uma escola rural e o processo de desenraizamento social na região do semiárido de Alagoas. Objetivamos contribuir no debate sobre a Educação do Campo, procurando compreender que não deva ser pensada distanciada da Educação Urbana, e que a dicotomia urbano-rural explicita em equívocos no sistema de escolarização dos jovens do campo. A abordagem parte da questão da materialidade da Educação do Campo como alternativa contra ideológica para uma mudança qualitativa na perspectiva educacional para a juventude rural. Para qualificar a base empírica, foram aplicados 80 questionários semiestruturados e submetidos à percepção de jovens estudantes residentes do povoado São Félix em Santana do Ipanema; o anonimato de todos foi preservado. Detectamos que a política da Educação do Campo no Estado de Alagoas não ocupa espaço pedagógico na escola rural do Médio Sertão.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).