Educação doméstica no Brasil: que prática é essa?

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p51-75

Mots-clés :

Educação doméstica. Escola Nova. Neoliberalismo.

Résumé

O artigo analisa as possíveis implicações do ensino doméstico no Brasil numa tentativa de responder ao seguinte questionamento: de onde vem e como funciona essa pratica? A discussão se desenvolve tomando por base alguns conceitos e referenciais teóricos subjacentes a esse fenômeno, tratando de: a) problematizar os alicerces sob os quais as premissas da educação doméstica são construídas; b) rever a história dessa prática, explicando que ela não é recente e, tampouco, inovadora; c) mostrar, por sua vez, as ligações entre a educação doméstica com a Pedagogia Cristã; d) discutir sua vinculação tanto à Escola Nova quanto ao neoliberalismo, argumentando que as metodologias ativas, os projetos discentes, o empreendedorismo e a competitividade estariam capitaneando a educação doméstica.

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Bruno Nunes Batista, Instituto Federal Catarinense (IF-Catarinense).

Doutor e mestre em Geografia. Professor do Instituto Federal Catarinense (IF-Catarinense).

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Publié-e

2018-12-21

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BATISTA, Bruno Nunes. Educação doméstica no Brasil: que prática é essa?. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 51–75, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n22p51-75. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5051. Acesso em: 24 nov. 2024.

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