A Iniciação Científica na formação dos estudantes do Ensino Médio

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p453-473

Mots-clés :

Iniciação Científica no Ensino Médio. Componente Curricular. Equação civilizatória. Autonomia. Instituto Federal Catarinense.

Résumé

A Iniciação Científica (IC) pode ser um espaço de formação inicial de estudantes como prática que aprofunda o conhecimento científico reflexivo e crítico e que articula a ciência e a tecnologia com as suas repercussões sociais. Neste artigo, defendemos a inserção da IC como componente curricular na Educação Básica e socializamos algumas contribuições da IC para a formação dos estudantes do Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul. Foi aplicado questionário eletrônico composto por perguntas abertas para 61 estudantes egressos do IFC – campus Rio do Sul. Os dados foram analisados tendo como fundamento a Análise Textual Discursiva, teve como base duas categorias a priori referidas como IC no Ensino Médio Ampliada numa Perspectiva de Formação Humanizadora (ICAH) e IC no Ensino Médio Reducionista numa Perspectiva Reprodutivista e Instrucionista (ICRI).  No que tange à formação dos estudantes, identificamos que a inclusão no currículo promove a autonomia, a formação crítica e reflexiva e a compreensão das implicações da ciência e da tecnologia na sociedade. Defendemos o seu acesso para todos os estudantes como um espaço crítico de caráter problematizador, dialógico, instigador, de autoria e autonomia.

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Fátima Peres Zago de Oliveira, Instituto Federal Catarinense (IFC)

É doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC/2017); mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004); e, graduada em Matemática - Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1990) e em Ciências pela Fundação Educacional Unificada do Oeste de Santa Catarina (1988). Professora titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense. Conhece as Feiras de Matemática desde a sua primeira edição (1985) e é coordenadora da comissão permanente das Feiras de Matemática. Atua na organização e na formação de professores de Feiras desde 1999 e participa da Comissão Permanente das Feiras de Matemática desde a sua constituição em 2001. Atua e pesquisa na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e formação de professores, com os principais temas: educação matemática crítica, feiras de matemática, iniciação científica, CTS, Nova Equação Civilizatória.

 

Paula Andrea Grawieski Civiero, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Doutora em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ensino de Matemática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática - Universidade do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Graduada em Ciências, habilitação plena em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras ( FAFI). Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Rio do Sul. Atua nas disciplinas de matemática do Ensino Médio e no Curso de Licenciatura em Matemática e cursos de Formação Continuada de Professores. Tem experiência docente na área de Matemática e Iniciação Científica. Membro da Comissão Permanente das Feiras de Matemática. Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação Tecnológica (NEPET/UFSC) e do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática do IFC. Linhas de pesquisa: Formação de Professores; Educação Matemática Crítica e Educação Científica e Tecnológica.

Walter Antonio Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

WALTER ANTONIO BAZZO é engenheiro mecânico e doutor em educação na área de ciências. Desenvolve seus estudos em Educação Tecnológica com ênfase no processo civilizatório contemporâneo e nas relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC, atua como membro do Conselho Editorial de várias revistas sobre Educação no Brasil e exterior. Publicou 10 livros (com varias edições) e mais de duzentos artigos científicos, além de alguns capítulos em livros de/com outros autores. Participou de mais de trezentos eventos entre congressos, seminários, aulas magnas e similares em âmbito nacional e internacional como palestrante. Um dos fundadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET - www.nepet.ufsc.br) é o seu atual coordenador. Desde a década de 1990, vem participando como colaborador de eventos e na elaboração de materiais didáticos na Organização dos Países Ibero-americanos (OEI).

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Publié-e

2019-08-31

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OLIVEIRA, Fátima Peres Zago de; CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; BAZZO, Walter Antonio. A Iniciação Científica na formação dos estudantes do Ensino Médio. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 453–473, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p453-473. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6899. Acesso em: 24 nov. 2024.

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Rubrique

Dossiê “Práticas, pesquisas e reflexões sobre a educação profissional, científica e tecnológica no Brasil"

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